Manaus, domingo 8 de novembro de 2026
Pesquisar

booked.net

Cartão de vacinação se torna obrigatório para acesso à Aleam

Foto: Diretoria de Comunicação/Aleam

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) determinou que servidores e terceirizados, assim como todos que pretendam acessar as dependências do espaço devem apresentar o cartão de vacinação. As disposições sobre o tema estão no Ato da Mesa Diretora Nº 015, publicado da edição de 24 de agosto do Diário Oficial do Legislativo.

Segundo o presidente da Aleam, deputado Roberto Cidade (PV), as medidas estabelecidas no Ato são resultado de diversas reuniões realizadas om a Diretoria Geral e de Saúde da Casa, que tiveram o objetivo de elaborar ações para prevenir possíveis casos de Covid-19 e a proliferação do vírus.

“Com a confirmação do surgimento de casos da variante Delta, optamos por reforçar as medidas de segurança para servidores, colaboradores e visitantes”, explicou.

Conforme o Ato, os servidores que não estejam trabalhando no modelo home office, bem como os empregados de empresas terceirizadas, precisam apresentar a Carteira de Vacinação, para que seja verificado e registrado o status da vacinação contra Covid-19. A apresentação da carteira de vacinação também deve ser feita pelos profissionais de imprensa, que fazem a cobertura da Casa.

A apresentação será feita uma única vez, na recepção, quando será feita a identificação do interessado e registro do setor ou gabinete ao qual pretenda se dirigir.

No caso dos servidores, a apresentação deve ser feita ao diretor da sua área de atuação.

Servidores e empregados de empresas terceirizadas, cuja carteira de vacinação indique não terem tomado pelo menos a primeira dose de vacina, deverão comparecer ao Centro Médico da Aleam para avaliação e orientação. 

Identificação

Também fica determinado, que os crachás dos servidores, empregados de empresas terceirizadas e as etiquetas de identificação de visitantes, fornecidas na recepção da Aleam, receberão selo de confirmando sobre a imunização.

A Diretoria de Saúde, com o apoio da Diretoria de Assistência Social, fará a orientação da importância da vacinação, podendo ainda os profissionais das diretorias cobrar o uso obrigatório de máscara e o cumprimento das normas sanitárias estabelecidas pela  Casa Legislativa.

O Ato dá ênfase de que, à medida em que os servidores e terceirizados forem sendo imunizados, deverão informar às suas respectivas diretorias, para mudança no status de vacinação e controle estatístico-gerencial do número de servidores e terceirizados vacinados.

A Diretoria de Saúde, por meio do Centro Médico da Aleam, realiza desde o primeiro semestre, inúmeras ações de enfrentamento e esclarecimento sobre a Covid-19 e também um constante estudo sobre adequação à situação e os efeitos que a pandemia causaram na vida da população e, em especial, dos servidores da Casa Legislativa.

Nota

Os artigos assinados e publicados nesta coluna são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião editorial do Portal Dia a Dia Notícia. O conteúdo opinativo, técnico ou científico apresentado é de responsabilidade exclusiva do colunista.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.