A Fundação Alfredo da Matta (Fuam) realizou, nesta quinta-feira (26), o lançamento da pedra fundamental do Hospital Dia Dr. Luiz Cláudio Dias, que vai funcionar nas dependências da unidade referência em dermatologia tropical e Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). A atividade faz parte da programação de aniversário de 66 anos da Fuam.
A secretária-executiva-adjunta de Atenção à Urgência e Emergência da SES-AM, Mônica Melo, que representou o Governo do Estado e a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), destacou que a ampliação dos serviços é uma ação do programa Saúde Amazonas, que vai mudar o perfil da Fuam.
“O Hospital Dia é uma estrutura, uma modalidade de atendimento que permite internação até por 24h, inclusive. Com o Hospital Dia, eles (Fuam) terão uma ampliação da oferta de serviços e o Governo do Estado tem nos colocado essa demanda de cada vez mais qualificar os serviços e seus processos de trabalho, mas também, na medida do possível, aumentar a oferta de serviços que a gente proporciona à população”, destacou a secretária.
A escolha do nome Doutor Luiz Cláudio Dias faz referência a um médico da unidade, falecido em março de 2021, que era pesquisador da área de dermatologia e ISTs.
De acordo com o diretor-presidente da Fuam, Ronaldo Amazonas, o hospital deve começar a funcionar neste semestre, com abertura de três novos leitos, agregando o serviço de cirurgias dermatológicas e de cirurgia de média e alta complexidade.
Esta mudança se dará por conta da proposta agregar à unidade o perfil hospitalar. Um projeto de lei foi assinado pelo governador Wilson Lima e encaminhado para a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). Com a aprovação do novo perfil, a unidade terá mudança da nomenclatura passando a ser chamada de Fundação Hospitalar de Dermatologia Tropical e Venereologia Alfredo da Mata.
O diretor-presidente ainda explicou que a mudança de tipologia vai permitir que a unidade consiga mais recursos com o Ministério da Saúde e também do Ministério da Educação, pois a Fuam funciona como centro de ensino.
“A Fundação Alfredo da Matta é um centro de ensino na área da residência médica e de mestrado, isso então vai só facilitar que a fundação amplie o seu leque de assistência”, explicou o gestor.
Calçados ortopédicos
Ainda como parte da programação de aniversários, foi feita a entrega simbólica de calçados ortopédicos para pacientes de hanseníase. Cerca de 300 pares foram adquiridos com auxílio de emenda parlamentar do deputado federal José Ricardo.
Homenagem
Ainda foram inauguradas placas em espaços da unidade homenageando servidores falecidos. A programação ao longo da semana ainda teve a realização de mostra científica com exposição de pôsteres dos trabalhos de pesquisadores da instituição.