A organização dos Jogos Olímpicos de Tóquio divulgou na noite dessa quinta-feira (manhã de sexta no Japão) que o número total de casos de Covid-19 em pessoas ligadas às Olimpíadas chegou a 225. Os dados atualizados apontam 27 novas contaminações, com três atletas testando positivo.
Do número total, são 220 pessoas contaminadas nas venues e cinco em campos de treinamento. Ao todo, 24 atletas contraíram Covid-19 desde o início das Olimpíadas de Tóquio.
Em entrevista coletiva na noite desta quinta, os organizadores afirmaram que estão fazendo o possível para que os protocolos sejam seguidos e todos fiquem seguros e, por isso, estão pedindo para todos assistirem aos jogos de casa. Perguntados se o bicampeão mundial do salto com vara Sam Kendricks ainda poderá competir, responderam que não vão falar sobre casos específicos.
Apesar de todos os protocolos de combate à pandemia da Covid-19 para os Jogos Olímpicos de Tóquio, é possível ver aglomerações e relaxamento no uso de máscaras nos primeiros dias do evento. A organização ainda comentou que houve casos em que precisaram dar “advertências severas” pelo descumprimento do protocolo e até mesmo suspender alguns atletas, cujos nomes não foram divulgados.