Search
booked.net
Search
Close this search box.

Universidade de Oxford inicia teste de vacina contra o HIV

Universidade de Oxford, na Inglaterra, iniciou nesta semana os ensaios clínicos para avaliar a segurança, tolerabilidade e imunogenicidade de uma nova vacina que age contra o vírus HIV.

A vacina HIVvonsvX tem como foco uma ampla gama de variantes do HIV-1, sendo potencialmente aplicável em diversas cepas de HIV. Diferente das demais vacinas que trabalham induzindo anticorpos gerados pelas células B, a HIVvonsvX induz células potentes e destruidoras de patógenos do sistema imunológico, levando-as para regiões conservadas que sejam alvos do HIV.

O ensaio clínico chamado HIV-CORE 0052 faz parte da European Aids Vaccine Initiative (EAVI2020), um projeto colaborativo financiado pela Comissão Europeia. No teste, treze adultos com idade entre 18 e 65, HIV-negativos e considerados sem alto risco de infecção, receberam duas doses do imunizante.

O principal autor da pesquisa e professor de imunologia em Oxford, Tomáš Hanke, afirmou que este é o primeiro estudo que, além de focar em pessoas que vivem com o HIV, também busca a prevenção de pessoas HIV-negativo.

O professor ainda ressaltou que mesmo com os métodos de prevenção atuais, a contaminação pela doença continua alta e afirmou que “uma vacina contra o HIV-1 continua sendo a melhor solução e provavelmente um componente-chave para qualquer estratégia que ponha fim à epidemia de Aids”.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.