Search
booked.net
Search
Close this search box.

Forte chuva em Manaus registra 72 ocorrência e uma morte de menino de 11 anos

Chuva castiga Manaus e deixa pontos de alagações e presos em motel

No primeiro balanço divulgado, nesta segunda-feira, dia 23, pela Central de Emergência 199 da Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil de Manaus, da Prefeitura de Manaus, foram registradas 42 ocorrências ocasionadas pela forte chuva. Até às 14h, foram registrados um total de 72 ocorrências.

Conforme os dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a chuva já ultrapassa os 156 milímetros de chuva até o fim da manhã, sendo o maior volume do ano para um único dia. Pelo menos 15 agentes da Defesa Civil do Amazonas estão atuando no apoio às vítimas, juntamente com os órgãos da Prefeitura de Manaus e do Governo do Estado.

“Estamos em monitoramento desde as primeiras horas da chuva com as prioridades de atendimento nas situações de desabamento e deslizamento. Todas as ocorrências registradas até o momento já estão na programação de atendimento”, explicou a diretora de Operações do órgão, Bibiane Araújo. O Departamento de Operação informa que não há vítimas nas referidas ocorrências e que o Disk 199 está em funcionamento 24h.

Prevenção

O secretário-executivo da Defesa Civil, Cláudio Belém, reforça que as equipes que atuam no atendimento das ocorrências estão adotando os devidos cuidados, em relação ao novo coronavírus, nas ações realizadas externamente. “Conforme a determinação do prefeito Arthur Virgílio Neto, em relação às medidas de prevenção ao novo coronavírus, todos os nossos técnicos já estão atendendo as situações de emergência com todo o material preventivo necessário: máscaras, luvas e álcool gel para se proteger.”

Monitoramento

Além dos pluviômetros, o monitoramento nas áreas de risco da cidade, no período chuvoso, é realizado diariamente pela Defesa Civil (Sepdec) e conta com o reforço dos Núcleos de Proteção e Defesas Civis nas comunidades (Nupdecs), formados por voluntários.

A Sepdec também disponibilizou no site da Prefeitura de Manaus o novo canal de comunicação de prevenção do órgão. A ferramenta tem por objetivo repassar informações da Defesa Civil para a população, como avisos meteorológicos, cota do rio Negro e orientações básicas de situações de risco.

Ao realizar o cadastro, os usuários podem optar em receber as informações via SMS ou via WhatsApp. O link funciona 24 horas e para se cadastrar é só acessar o banner rotativo “Prevenção”, na página principal do Portal da Prefeitura de Manaus, ou, acessar http://cmmanaus.com.br/prevencao/ e preencher os dados solicitados.

Os usuários de celulares cadastrados via SMS receberão uma mensagem direta e os já cadastrados, via WhatsApp, serão incluídos em um grupo da região de interesse.

Corpo de Bombeiros

De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) dentre os 13 atendimentos, nas primeiras horas do dia, estão resgate de pessoas em inundação, queda de árvore e atendimento pré-hospitalar.

Segundo o comandante-geral do CBMAM, coronel BM Danízio Valente, as unidades operacionais da capital estavam empenhadas nos atendimentos. “Montamos mais uma equipe com bombeiros militares do expediente administrativo para auxiliar nos atendimentos. Principalmente na inundação no bairro Nossa Senhora das Graças. Além do efetivo, dois botes salva-vidas foram utilizados”, explicou o comandante-geral.

Deslizamento

A primeira ocorrência deu entrada no Centro de Operações Bombeiro Militar (Cobom) às 6h26. O caso foi o desabamento de um muro que resultou em uma vítima fatal, no beco Carpina, bairro Redenção, zona centro-oeste da capital. A equipe do Batalhão de Bombeiros Especial (BBE) realizou o atendimento, em que um menino de 11 anos veio a óbito no local. A prefeitura de Manaus e os demais órgãos integrados no atendimento de urgência já prestaram assistência à família do menino.

No momento do acidente no bairro Redenção, a criança dormia próximo à parede da casa, quando houve o deslizamento, que também deixou quatro famílias desabrigadas. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) chegou a atender o chamado e encaminhar o menino ao posto de saúde mais próximo, mas o mesmo foi a óbito.

Segundo a Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), a família da vítima está recebendo todo amparo psicossocial e as quatro famílias já identificadas não poderão permanecer no local, sendo inseridas no Aluguel Social.

Ocorrências

Dois resgates foram realizados na avenida Torquato Tapajós, ambos por volta de 7h30. Um deles ocorreu próximo à Frigelo, onde uma pessoa ficou impossibilitada de sair do local devido à inundação. O outro resgate ocorreu em um motel, onde oito pessoas ficaram presas e foram retiradas com o uso de bote salva-vidas. O atendimento foi efetuado pela guarnição do Batalhão de Incêndio Florestal e Meio Ambiente (BIFMA). Ainda no bairro flores, um homem com deficiência foi retirado do condomínio Guaianás com auxílio de uma guarnição do CBMAM.

Um dos chamados via 193 foi para a rua Girassol, bairro São Francisco, zona sul de Manaus. Uma árvore caiu sobre uma residência, e uma adolescente de 14 anos sofreu escoriações leves. Ela foi atendida pelos bombeiros militares e entregue aos cuidados da equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Outra inundação ocorreu nas proximidades do Parque do Idoso, no bairro Nossa Senhora das Graças, onde 16 pessoas, entre idosos, adultos e crianças, foram resgatadas pelas equipes do CBMAM. No local, foram empregadas três autobombas tanque (ABT-25, ABT-30 e ABT-31). Ao menos 20 bombeiros militares trabalharam no resgate e utilizaram um bote salva-vidas.

De acordo com o Centro de Operações, um homem caiu em um igarapé, localizado no bairro Vila da Prata, zona centro-oeste. Os bombeiros militares realizaram buscas, mas a vítima segue desaparecida, até o fechamento desta edição.

*Com informações da Semcom e Secom.

 

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.