Foi publicada no Diário Oficial Eletrônico do Estado a Lei nº 5.501, de 17 de junho de 2021, que dá à Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM) o nome da ex-diretora-presidente da órgão, a epidemiologista e farmacêutica bioquímica Rosemary Costa Pinto.
O ato é uma homenagem à Rosemary Pinto, que esteve na linha de frente no combate à pandemia de Covid-19 no estado e morreu por complicações da doença em 22 de janeiro deste ano. Na época, o governador Wilson Lima decretou três dias de luto em homenagem à Rosemary Pinto.
Durante sua gestão, Rosemary sempre pedia a população que seguisse as regras de prevenção contra o vírus.
Biografia
Rosemary Pinto era farmacêutica bioquímica de formação básica e epidemiologista de carreira, sendo formada pela Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Osvaldo Cruz – ENSP/Fiocruz, e especialista em informação e informática em saúde pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), com vasta experiência na área há mais de 25 anos.
Por muitos anos atuou como gerente de epidemiologia e como diretora de vigilância em saúde da Susam, assessora técnica de vigilância em saúde e diretora técnica da FVS-AM, cargo onde atuou nos últimos cinco anos.
Ela também atuou há 22 anos como representante do Amazonas na Câmara Técnica de Vigilância em Saúde do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde (Conass).