A Empresa Estadual de Turismo no Amazonas (Amazonastur), representada pelo presidente Sérgio Litaiff Filho, participou de uma audiência pública para debater o Projeto de Lei (PL), 44/2020, que trata da regulamentação do transporte hidroviário na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).
O encontro discutiu propostas relacionadas ao balizamento dos rios, mapeamento das hidrovias, organização de linhas rotas do transporte hidroviário, estrutura portuária, acessibilidade nas embarcações, linhas de créditos a empresários do ramo, dentre outros assuntos relevantes. De acordo com o presidente da Amazonastur, o assunto é de grande interesse para o turismo, uma vez que os rios do Amazonas possuem forte apelo turístico.
“Nossas rodovias são os nossos rios, por isso precisamos criar uma norma segura que facilite a vida e mude a realidade de quem se utiliza desse modal. A Amazonastur está inteiramente à disposição para contribuir com tudo que envolve essa pauta, tendo em vista que o transporte fluvial também é o que impulsiona o turismo em nosso estado”, destacou o presidente.
A audiência pública contou com a presença de órgãos reguladores, prefeitos e vereadores de municípios do Amazonas, sindicatos, associações e empresários de embarcações como a representante da Associação dos Navegantes do Estado do Amazonas (Anamazom), Railgila Torres.