Até o dia 17 de maio, importantes museus, galerias, bibliotecas e arquivos ao redor do mundo participam da MuseumWeek, evento digital que este ano celebra a importância da união.
Com cada dia dedicado a um tema, a ideia é que as instituições norteiem suas publicações nas redes sociais com base em determinadas hashtags.
Neste momento em que cerca de metade da população global está confinada, a iniciativa também homenageia os profissionais que estão na linha de frente na luta contra Covid-19, por meio da campanha #HeroesMW.
Além disso, o público é convidado a recriar obras de arte com objetos que tenham em casa utilizando a hashtag #CultureInQuarantineMW.
View this post on InstagramA post shared by MᴜsᴇᴜᴍWᴇᴇᴋ 🏛 (@museumweek) on
Na programação semanal também está incluída a hashtag #MuseumMomentsMW, para as organizações relembraram importantes exposições e atividades. Há também espaço para a reflexão sobre as mudanças climáticas (#climateMW) e o papel da tecnologia na hora de criar laços (#technologyMW).
E as ações não param por aí! Utilizando a hashtag #togetherMW, as instituições fazem um tributo à coletividade e aos esforços conjuntos. Por fim, os participantes são convidados a compartilhar seus projetos e planos para construir um futuro melhor (#dreamsMW).
No Brasil, o Museu do Ipiranga é uma das instituições que participa da MuseumWeek. Em suas postagens, o público vai conhecer, por exemplo, as tecnologias utilizadas para fazer o restauro e a manutenção do acervo.
View this post on InstagramA post shared by Museu do Ipiranga (@museudoipiranga) on
E, um dia após o encerramento do evento, o museu realiza uma live sobre suas ações digitais em parceria com o Wiki Movimento Brasil. Será no dia 18 de maio, Dia Internacional dos Museus, às 15h, pelos canais do Facebook e Instagram.