Search
booked.net
Search
Close this search box.

Festival Amazonas de Ópera oferece opções de acessibilidade para o público

O 23º Festival Amazonas de Ópera (FAO), que neste ano está sendo realizado em formato on-line, oferece opções de acessibilidade para o público. Audiodescrição e intérpretes de Libras estão presentes durante a programação. O FAO 2021, que está sendo realizado até o dia 20 de junho, é transmitido por meio do canal do evento no YouTube (festivalamazonasdeoperafao) e redes sociais da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (@culturadoam).

Realizado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e da Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural, o festival está sendo produzido inteiramente com verba da iniciativa privada, por meio do Bradesco e da Motorola, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, Ministério do Turismo e Secretaria Especial de Cultura. Conta ainda com parceria do canal Allegro HD e TV Encontro das Águas, e com o apoio do Catavento Museu de Ciências e da Importadora Carioca.

Desde os recitais, webinars e masterclasses ao vivo, até os concertos, óperas e a série “Raio-X da Ópera” contam com opções de acessibilidade. A produção do FAO este ano se dividiu entre Manaus, onde foram gravadas as orquestras, e São Paulo, onde foram gravados os solistas. Os serviços de acessibilidade, no entanto, foram realizados em Manaus, pelo Departamento de Inclusão da Pessoa com Deficiência, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

A assessora de inclusão Sheila Campos explicou que oito profissionais, entre logística, audiodescritores e intérpretes de Libras, trabalham no FAO. “Gravamos tanto a audiodescrição como a tradução em Libras na Biblioteca Braille. O roteiro da ópera, por exemplo, era enviado de São Paulo e nós fazíamos a revisão, porque há todo um vocabulário que não tem sinais e é preciso fazer os ajustes para que o público entenda”, comentou.

Com o formato digital da programação do FAO este ano, Sheila acredita que a acessibilidade oferecida na programação se tornou ainda mais ampla.

“São conteúdos que ficam abertos e disponíveis ao público. Ainda não tínhamos oferecido esses serviços em ações formativas, como os webinars e masterclasses, por exemplo, então este ano o FAO está ainda mais acessível”, afirmou.

 

FAO 2021

A 23ª edição do FAO iniciou no dia 6 de junho e segue até o dia 20, com óperas e concertos gravados, recitais transmitidos ao vivo, webinars e masterclasses on-line, entre outras atrações.

Seguindo os protocolos de segurança e prevenção contra o novo coronavírus, o FAO tem uma produção inovadora este ano. As orquestras dos Corpos Artísticos gravaram, em dias alternados, áudio e vídeo das obras em Manaus, no Teatro Amazonas, e os solistas gravaram as vozes em São Paulo, onde também é trabalhada a parte cênica. O material foi, então, reunido e editado para dar vida às óperas e aos concertos. Os grupos de músicos também são reduzidos, em formato de câmara, para evitar aglomerações e facilitar o distanciamento social.

Os espetáculos, além de webinars e masterclasses, que já foram exibidos, ficam disponíveis no canal do FAO, no YouTube (festivalamazonasdeoperafao). O link para opção com acessibilidade está na descrição de cada vídeo.

Confira a programação do FAO nesta semana:

 

Óperas (19h Manaus / 20h Brasília) 

 

20 de junho

“Moto-contínuo”

Ópera de Piero Schlochauer / libretto de Beatriz Porto, Isabela Pretti e Piero Schlochauer

Amazonas Filarmônica

 

Concertos (20h Manaus/ 21h Brasília) 

 

18 de junho

“Ária dos olhos”

de Paulina Łuciuk, poema de Alphonsus de Guimarães

 

19 de junho

“A Máquina Entreaberta”

de Willian Lentz

 

Recitais de canto e piano (20h Manaus / 21h Brasília) 

 

16 de junho

Canções de Carlos Gomes

Raquel de Queiroz, soprano

Aurean Elessondres, mezzo-soprano

Juremir Vieira, tenor

Luiz Carlos Lopes, baixo-barítono

Emanuel Conde, baixo

 

17 de junho

Canções Amazonenses

Carol Martins, soprano

Samanta Costa, mezzo-soprano

Wilken Silveira, tenor

Miquéias William, tenor

Josenor Rocha, barítono

Roberto Paulo, baixo

 

Masterclasses (16h Manaus / 17h Brasília) 

 

16 de junho

“A Arte do Canto na Ópera Contemporânea”

 

18 de junho

“Composição de Ópera Hoje”

 

 

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.