O Instituto Butantan usou as redes sociais, na última quinta-feira (10/6), para desmentir algumas notícias falsas sobre as vacinas contra a COVID-19.
No post, publicado no Twitter, o instituto repudia a disseminação de notícias falsas.
“É falso que as vacinas contra COVID-19 contêm ímãs e podem gerar magnetismo após a aplicação, conforme alegam vídeos que circulam em redes sociais”, explicou o Butantan. “Alguns veículos de checagem já divulgaram que se trata de fake news. O Butantan repudia a disseminação de notícias falsas”, finalizou.
Circularam nas redes sociais, vídeos que alegam a presença de magnetismo em pessoas que receberam vacinas contra a COVID. As vacinas não produzem magnetismo nem contêm ímãs, de acordo com fabricantes e especialistas no desenvolvimento dos imunizantes.
No fim de tarde da última quarta-feira (9/6), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberou a autorização para a pesquisa clínica da vacina Butanvac, do Instituto Butantan. O imunizante é 100% brasileiro, e com isso, os testes com a vacina em humanos poderão ter início no Brasil, conforme a reportagem do Estado de Minas.