Quinze condenados pela Justiça foram presos, nessa sexta-feira (11/06), em Manaus, durante a fase de cumprimento de mandados judiciais de prisão da operação “Mão de Ferro”, da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM). Com prisões em seis bairros das zonas Oeste e Sul de Manaus, a operação é resultado de investigações da Polícia Civil e aconteceu com apoio da Polícia Militar.
As equipes policiais cumpriram os mandados de prisão nos bairros da Compensa, São Jorge, Vila da Prata, São Raimundo, Centro e Presidente Vargas. Foram dez presos pelo crime de roubo, três pelo crime de estupro e dois pelo crime de tráfico de drogas. A operação foi comandada pelo secretário de Segurança, coronel Louismar Bonates, com a coordenação da Delegacia Especializada em Capturas e Polinter (Polinter).
Durante coletiva de imprensa, no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), no Aleixo, zona Centro-Sul, o delegado-geral-adjunto, Tarson Yuri, o diretor do Departamento de Polícia Metropolitano, Alessandro Albino, e o titular da Polinter, delegado Fernando Bezerra, apresentaram os detalhes do trabalho.
Das prisões, 14 foram por condenações judiciais por crimes praticados na capital.
“Há entre os presos, condenados por roubos a ônibus, roubos por aplicativo, e outra série de crimes. A prisão desses elementos vai trazer resultados positivos para a sociedade, colocando-os para cumprimento de pena em regime fechado”, ressaltou o delegado Fernando Bezerra.
A ação policial inaugurou a fase de cumprimento de mandados judiciais da operação “Mão de Ferro”, que iniciou ontem sua fase ostensiva com barreiras policiais e incursões em regiões denunciadas por tráfico de entorpecentes. A operação segue determinação do governador Wilson Lima para uma resposta incisiva aos ataques criminosos registrados no estado depois que um traficante de uma facção criminosa morreu em confronto com a Polícia Militar, no final de semana.
De acordo com o delegado-geral-adjunto, Tarson Yuri, as forças policiais têm atuado de forma firme para dar a resposta que a população precisa após os crimes. Com as prisões de hoje, já foram 61 prisões em todo o estado desde o último domingo.
Foram engajados cerca de 200 policiais militares e policiais civis para o cumprimento dos mandados judiciais. Ao todo, dez equipes policiais nas ruas, coordenadas pela Polinter. Além do secretário de Segurança, o delegado-geral adjunto da Polícia Civil, Tarso Yuri, também acompanhou o trabalho das equipes nas ruas.
Lista de Presos
1- Dayanna Mendonça de Oliveira (Roubo)
2- Antonio Souza da Silva (Estupro)
3- Kevenn Augusto Guimarães de Souza (Roubo)
4- Francisco André França Oliveira (Estupro)
5- André Reinaldo do Nascimento (Roubo)
6- Gabriel da Silva Ferreira (Tráfico de drogas/flagrante)
7- André Luiz dos Santos Neves (Roubo/dois mandados de prisão)
8- Aurivan Viana de Souza (Roubo/condenação de 20 anos de prisão)
9- Marcelo Santos da Costa (Estupro)
10- Dheison Vieira da Costa (Tráfico de drogas/21 anos de condenação)
11- Matheus Magalhães Soares (Roubo)
12- Paulo Sérgio Santos da Paz (Roubo)
13- Yuri Mateus de Freitas Silva (Roubo)
14- Simão Lima de Souza (Roubo)
15- Rosemildo Maciel da Silva (Roubo)