Search
booked.net
Search
Close this search box.

UEA nega vazamento de provas do vestibular e deve manter o certame

*Redação Dia a Dia Notícia

A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) negou, por meio de nota divulgada nas redes sociais da instituição, que as provas do vestibular, realizado nesse domingo (30), teriam sidos vazadas nas redes sociais.

De acordo com a nota, as fotos que circulam na internet – relacionando que provas haviam sido vazadas, causaram revolta entre vestibulandos e professores que pediram um posicionamento da Universidade.

“Não ocorreu vazamento de prova, na realização do exame vestibular na data de 30 de maio de 2021; que as alegadas imagens de prova que circulam nas redes sociais foram feitas por um estudante que prestou o exame e divulgou ao término do prova. Portanto, não havendo qualquer prejuízo aos participantes”, menciona a nota.

As publicações com fotos de supostas provas começaram a ser divulgadas na noite de domingo. Depois dos primeiros compartilhamentos, as fotos foram disseminadas em várias redes sociais como Twitter, Facebook e Instagram.

Apesar do ocorrido, a Delegacia de Repressão à Corrupção, sob a coordenação do delegado Guilherme Torres, titular da unidade policial, vai apurar o caso.

O delegado da Deccor, Guilherme Torres, afirmou que deve intimar pessoas que fizeram as publicações na internet. Um inquérito foi instaurado para continuar a investigação, a hipótese é de que houve fraude.

Foram analisadas 1, 9 mil publicações, mas nenhuma delas foi feita antes das 19h. As provas foram aplicadas até às 17h.

Por conta disso, a Universidade entendeu que não houve fraude ou vazamento, levando em consideração que as fotos só foram divulgadas horas após o término do primeiro dia do processo.

Confira a nota na íntegra:

Segundo o reitor Cleinaldo de Almeida Costa, as informações sobre as fotos foram todas identificadas, como escola, sala, possíveis alunos e fiscais envolvidos, mas nenhum vestígio de que o vazamento tenha acontecido foi encontrado. “Não foi encontrada nenhuma mensagem anterior às 19h, ou seja, em dias que antecederam a prova, durante o dia da prova ou no horário da prova, portanto não vicia a execução do certame”, disse.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.