Search
booked.net
Search
Close this search box.

Com presença de “sereias”, cheia no Centro de Manaus vira cenário fotográfico e ponto turístico

*Da Redação Dia a Dia Notícia

A cheia do rio Negro no Centro de Manaus, apesar de afetar as vendas dos comerciantes locais, vem sendo palco de cenário turístico para os habitantes da cidade, que comparam a Paris dos Trópicos com os canais italianos de Veneza, por conta do elevado nível das alagações.

Nessa segunda-feira (24), a cota do rio Negro atingiu a marca de 29,89 metros, a apenas 8 centímetros para alcançar a margem de 29,97 metros, registrada na cheia histórica de 2012.

Aproveitando a movimentação de pessoas na avenida Eduardo Ribeiro, próximo ao Relógio Municipal, Pabllo Lima rapidamente alcançou popularidade nas redes sociais ao viralizar “mergulhando” na rua alagada com sua fantasia de sereia.

“Eu vim hoje aqui no Centro de Manaus, porque eu sou a sereia do Amazonas, olha os meus fãs tudo aí ao redor. Eu tô aqui bem basiquinha e hoje eu vim gravar conteúdo para postar nas minhas redes sociais”, contou Pabllo.

Outra pequena sereia aproveitou o cenário para fazer os seus cliques. Com o intuito de contribuir para uma campanha de sensibilização sobre mudanças climáticas e a poluição dos rios, Yeza Nikita foi fotografada pelo pai, Daniel Gomes, vestida de sereia, em frente ao prédio da Alfândega.

“A cheia invade ruas de Manaus, além do alerta climático é um sinal de alerta a população quando ao descarte do lixo trazido pela água. Meio ambiente pedindo socorro!”, diz uma das publicações feitas na página Rota da Sereia, que trabalha com aluguel de fantasias de sereia, que também realiza ações de conscientização voltadas principalmente para o público infantil.

 

Também com o intuito de alertar a população sobre a contaminação ambiental e a grande quantidade de lixo nas águas, o artista plástico Jandr Reis realizou no domingo (23) uma instalação denominada “Mãos que Matam”. Utilizando luvas domésticas preenchidas com isopor, Jandr idealizou a instalação e gravou um vídeo que será divulgado em breve para reforçar a campanha de conscientização.

“Os descartes irregulares são causados pelo homem que joga lixos e objetos impróprios nas ruas e após as chuvas, têm como destinos os nossos rios. Precisamos chamar atenção para esse problema social”, explica Jandr Reis.

Feira Flutuante

Na última quarta-feira (19), a Prefeitura de Manaus inaugurou a 1ª feira flutuante do Brasil, localizada na Manaus Moderna. A balsa irá abrigar 221 permissionários atingidos pela cheia pelos próximos três meses, tempo estimado para que aconteça a vazante.

A construção da feira flutuante da Manaus Moderna foi iniciada no último dia 11, a partir de uma ação integrada da Semacc com as secretarias municipais de Infraestrutura (Seminf) e de Limpeza Urbana (Semulsp). Na estrutura, foram instalados banheiros químicos e uma rede de tratamento de água, para garantir que nenhum dejeto seja lançado no rio.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.