Para prestar apoio aos comerciantes de peixes e carnes, a Prefeitura de Manaus adaptou em uma balsa a primeira ‘feira flutuante’ do Brasil é inaugurada em Manaus à feira da Manaus Moderna, sendo a primeira no Brasil com essa estrutura. A inauguração aconteceu na manhã desta quarta-feira (19) e irá beneficiar 221 permissionários, após 7 dias de construção.
Durante a cerimônia, David Almeida demonstrou satisfação com com a conclusão da estrutura.
“Estamos entregando uma obra bonita, confortável e digna para os feirantes. Nosso secretário da Semacc (Renato Júnior, Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal) é de uma família de feirantes. Eu também sou de família de feirantes. Cresci dentro dos mercados. Então, não poderia perder a oportunidade, como prefeito, de resgatar a dignidade desses trabalhadores da cidade de Manaus”, enfatizou Almeida.
A feira contém 221 box, com banheiros químicos e rede de tratamento de água. O vice-prefeito, Marcos Rotta, também destacou a importância da estrutura.
“É um marco histórico para a cidade de Manaus e para os feirantes. Isso foi uma visão do prefeito David e conseguimos, em parceria com a Semacc, Semulsp (Secretaria Municipal de Limpeza Urbana), Casa Militar e demais secretarias, entregar uma obra segura, bonita e confortável para a população. É um dia feliz para a nossa cidade, pois inauguramos a primeira feira flutuante do país”, disse Rotta.
A construção da ‘feira flutuante’ da Manaus Moderna foi iniciada no último dia 11, a partir de uma ação integrada da Semacc com as secretarias municipais de Infraestrutura (Seminf) e de Limpeza Urbana (Semulsp).
Na capital amazonense, cerca de 23.960 pessoas foram afetadas e 5.990 famílias atingidas. O nível do rio, que até agora marca 29,77m, e já bateu a segunda maior (que foi em 2009) registrado desde 1902. Segundo o Serviço Geológico do Brasil (CPRM), a probabilidade de que o recorde histórico de 2012 seja ultrapassado é de 56%, podendo chegar até 30,50 m, entre os meses de junho e de julho de 2021.
Fotos – Ruan Sousa/Semcom