Em breve, para acessar ou realizar uma nova inscrição no Cadastur (Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos), empresas que atuam no setor e guias de turismo precisarão criar uma conta no gov.br. Com isso, o Cadastur se juntará a diversos outros serviços digitais do governo federal que já podem ser acessados pelo cidadão por meio de uma conta única.
O secretário nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo, William França, explica que a ideia é integrar todos os serviços públicos digitais à conta gov.br para facilitar a autenticação do cidadão. “Agora, o Cadastur está alinhado a uma diretriz do governo federal para facilitar o acesso do cidadão a diferentes serviços públicos digitais. Com isso, o sistema do Cadastur fica mais prático e unificado”, destaca.
Por enquanto, o acesso ao Cadastur continua com o mesmo login já cadastrado. Mas é importante se antecipar e já criar uma conta no gov.br. Antes que a medida comece a valer, o Ministério do Turismo avisará a data de início para que todos os cerca de 120 mil prestadores de serviços turísticos inscritos no Cadastur passem a acessar o sistema com o login único.
A legislação em vigor (Lei Geral do Turismo) determina que o registro no Cadastur é obrigatório para sete categorias do setor: agência de turismo; meio de hospedagem; transportadora turística; organizadora de eventos; acampamento turístico; parque temático, além dos guias de turismo.
Ao realizar o cadastro, além de cumprir uma exigência legal, o prestador de serviços turísticos ganha maior visibilidade, tendo em vista se tornar uma opção mais segura para o turista na hora de escolher prestadores de serviços turísticos que vão apoiá-lo durante uma viagem.
A diretora de qualificação do Turismo do MTur, Andréa de Souza Pinto, destaca que o cadastro também traz benefícios a empresas e profissionais do setor. “Ao estar no Cadastur, os empreendedores e guias de turismo passam a contar com diversas vantagens e oportunidades de negócios, como acesso a programas e projetos do Ministério do Turismo, incluindo cursos de qualificação, apoio em feiras e eventos e visibilidade nos nossos canais de divulgação. Sem contar ainda que eles passam a ter acesso a financiamentos exclusivos para o setor de turismo por meio de bancos oficiais”, cita.
PASSO A PASSO
Para acessar o Cadastur é preciso criar uma conta no gov.br. Para isso, acesse o site do gov.br (clique AQUI para realizar o cadastro). Lá, precisará informar alguns dados pessoais, como CPF, nome completo e e-mail, além de seguir as instruções para a finalização do cadastro. (Acesse AQUI para tirar todas as dúvidas do cadastro no gov.br).
Se já possui login no Cadastur, após criar uma conta no gov.br o sistema reconhecerá seus dados e os vinculará ao seu cadastro. Desta forma, será possível acessar o sistema quando a medida estiver valendo, e realizar a ação desejada como alterar, renovar ou cadastrar atividades ou, mesmo, incluir outra empresa a qual pertença. Mas caso ainda não tenha login no Cadastur, após a criação da conta no gov.br você estará apto a criá-la no site do Cadastur. O registro é gratuito, rápido e feito totalmente de forma virtual.
*As informações são da Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo