Militares da Força Aérea Alemã estão a caminho do Brasil com uma doação de 80 respiradores e acessórios para uso hospitalar. Os aparelhos serão levados para o estado do Amazonas em um Airbus A310 MRTT que saiu do aeroporto de Colônia-Bonn na manhã desta sexta-feira.
O embaixador da Alemanha no Brasil, Heiko Thoms, fará a entrega do carregamento pessoalmente no sábado, em Manaus, conforme a matéria da Folha de S. Paulo.
Atualmente, o estado está na fase laranja, que corresponde à classificação de risco moderado para transmissão de Covid-19. Na última quinta-feira o total de mortes pela doença chegou a 11.893, após a confirmação de mais 33 óbitos. Desses, 11 ocorreram nas últimas 24 horas.
A Alemanha 🇩🇪doará ao Brasil🇧🇷 80 aparelhos respiratórios e acessórios para o uso hospitalar. Os equipamentos serão trazidos por um avião da Aeronáutica alemã. Amanhã vou entregá-los em Manaus. @AmazonasGoverno @govbr @GovernadorAM @ItamaratyGovBr @ernestofaraujo @IgnacioYbanez pic.twitter.com/eNDraKjQxk
— Embaixador Heiko Thoms (@AmbBrasilia) March 26, 2021
Operação Gratidão
Na semana passada, após receber ajuda de outros estados durante o mais grave momento da pandemia, em janeiro, o Amazonas anunciou a Operação Gratidão, e passou a colaborar com outros estados enviando oxigênio e recebendo pacientes.
Até o começo de fevereiro, o Amazonas enviou mais de 500 pacientes com Covid-19 para outros estados. Agora, apesar de receber doentes de outros estados, segue no limite: a taxa de ocupação de leitos está acima de 80%.