O Ministério do Turismo realizou entre os dias 23 e 26 de fevereiro uma série de visitas técnicas a importantes atrações turísticas no estado de Roraima, como a Serra do Tepequém, a Rota do Lavrado e o Monte Roraima. O objetivo foi conhecer e discutir, junto aos gestores locais, a demanda regional e meios de atrair, capturar e estruturar novos investimentos para fomentar o turismo no extremo norte do país.
A comitiva do MTur, composta pelo secretário nacional de Atração de Investimentos, Parcerias e Concessões, Lucas Fiuza, e o coordenador-geral de Atração de Investimentos, Karl Heisenberg Santos, também se reuniu com o governador do estado de Roraima, Antônio Denarium, além de integrantes do Departamento de Estado do Turismo e com o trade para tratar da potencialidade turística da região.
“Tivemos uma agenda muito intensa e verificamos potencialidades, atrativos, ouvimos a comunidade, o público, o trade, o governador e tivemos condições de angariar muitas informações e demandas para tentarmos contribuir dentro do que estiver ao alcance do Ministério do Turismo para desenvolver o turismo aqui de Roraima”, assegurou o secretário Fiuza.
Durante o encontro, o governador Antônio Denarium destacou o turismo de aventura, o etnoturismo e o turismo de pesca como os pontos fortes de desenvolvimento turístico do estado. “Apresentamos as nossas demandas e mostramos que temos inúmeros segmentos turísticos que só existem aqui, fazendo de Roraima um lugar único no mundo. O apoio do Ministério do Turismo será muito bem-vindo para atrairmos mais investimentos e aquecer a economia” avaliou.
INVESTIMENTO
O Ministério do Turismo investiu cerca de R$ 9,6 milhões em obras que foram concluídas em 2020 na capital Boa Vista (RR). Uma delas, a praça 13 de setembro, foi totalmente revitalizada e entregue à população em setembro do ano passado. Fruto de um convênio entre a prefeitura e Ministério do Turismo, no valor de R$ 2.587.126,29, o local ganhou um espaço de lazer, brinquedos para as crianças e nova sinalização.
TURISMO DE PESCA
Em 2020, a Revista Forbes, uma das principais publicações mundiais sobre economia, finanças e negócios, incluiu Roraima no ranking dos melhores destinos de pesca esportiva do mundo. A atividade é um dos destaques do sul do estado, principalmente nos municípios de Caracaraí e Rorainópolis, na região do Baixo Rio Branco. No local se encontram as melhores áreas pesqueiras pela variedade de espécies e pela infraestrutura de apoio.
*Com informações do Governo do Estado de Roraima e da Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo