Search
booked.net
Search
Close this search box.

Seis receitas de molhos fáceis de fazer em casa

Molhos são essenciais na cozinha. Eles são capazes de harmonizar os ingredientes, além de destacar ou contrastar alimentos como massas, carnes ou petiscos.

Pensando nisso, o Metrópoles reuniu as receitas mais acessadas de 2020 quando o assunto é molho. No cardápio, opções variadas como o pesto, o molho branco, o marinara e outros. Confira!

Molho secreto do entrecôte

O molho secreto do entrecôte é um mistério para muita gente, mas produzi-lo em casa é mais fácil do que parece, basta seguir essa receita. Confira os passos:

Ingredientes

– 300 g de entrecote (ancho ou filé de costela, são todos a mesma parte)
– 1 gema
– 2 colheres de cebola finamente picadas
– 1 colher de sopa de estragão finamente picado
– 100 g de manteiga derretida morna
– 1 colher de sopa de mostarda
– 1/2 filé de anchova em lata finamente picado
– sal e pimenta o quanto baste
– 1/2 xícara de conhaque

Preparo

Tempere o entrecôte com sal e pimenta e sele na frigideira funda, finalize a carne no forno. Nessa mesma frigideira, adicione a cebola até que doure, em seguida a anchova, o conhaque e deixe esse evaporar, acrescente o estragão e a manteiga morna e retire do fogo.

Em um bowl, misture bem a gema com a mostarda e vá acrescentando a mistura da frigideira em fio, batendo bem com um batedor ou batedeira, emulsionando. Pare quando toda a mistura da frigideira já tiver virado um creme com a gema e a mostarda. Caso ache que está muito espesso, acrescente um pouco de água filtrada. Corrija o sal e sirva.

Espaguete Marinara

Molho marinara (de tomate) clássico e fácil

O molho marinara é muito parecido com os atomatados vendidos no Brasil (um dos mais famosos é o Pomarola). Trata-se de um preparo simples, mas muito saboroso e que pode ser congelado. Confira o passo a passo da receita:

Ingredientes

– 2 latas de tomate pelatti
– 3 dentes de alho descascados
– 1 cebola sem casca partida em quatro
– 1 colher de sopa de orégano seco
– azeite a gosto

Preparo

Em uma panela em fogo médio, com azeite, doure o alho e a cebola, acrescente os tomates e o orégano e deixe no fogo mais baixo possível. Mexa de 5 em 5 minutos para evitar que o fundo queime. Deixe cozinhar por cerca de uma hora ou até que todos os ingredientes estejam desmanchados e corrija o sal. Se desejar, depois de frio, dê uma leve processada no molho, caso ache que há pedaços muito grandes. Pode ser congelado.

molho pesto

Molho pesto prático e perfeito com 4 ingredientes

Pesto é um dos molhos mais tradicionais da gastronomia italiana. Prático, pode ser usado como pasta em torradas, como tempero em saladas e como molho de massas. Esta receita te dá todas as dicas de como preparar o pesto perfeito. Confira o passo a passo:

Ingredientes

– 1 maço de manjericão desfolhado
– 2 castanhas-do-pará picadas
– 1 xícara de queijo parmesão ralado
– 1 xícara de azeite

Preparo

Pique as castanhas e toste em uma frigideira. Ferva água e coloque as folhas de manjericão, conte 30 segundos, escorra e jogue as folhas na água gelada. Isso garante um verde mais agradável para a erva. Esprema bem a água e leve todos os ingredientes ao liquidificador. Processe até que fique uma pasta verde homogênea. Tempere com sal, azeite e pimenta do reino.

É possível congelar o molho e ir usando aos poucos, dura três meses no freezer.

pene ao molho branco

Molho branco clássico que vai bem com qualquer massa

O molho branco é versátil. Serve para gratinar, fazer massas, base para outros molhos e é fácil de preparar. Seu nome clássico é molho bechamel. Confira o passo a passo da receita:

Ingredientes

– 500ml de leite
– Meia cebola
– 1 cravo
– 1 folha de louro
– Noz-moscada, sal e pimenta-do-reino a gosto
– 80g de manteiga
– 80g de farinha de trigo

Preparo

Faça um corte na cebola e prenda nela uma folha de louro e espete o cravo. Coloque em uma panela com o leite, tempere com sal, pimenta-do-reino e noz-moscada.

Enquanto esquenta, em uma frigideira à parte, em fogo médio, cozinhe a manteiga e o trigo juntos até que fiquem com uma coloração dourada. O nome disso é roux, um espessante muito usado na cozinha.

Quando o leite ferver, abaixe o fogo e adicione o roux aos poucos e mexendo bem para não formar grumos. Quando estiver um creme, retire do fogo.

molho tártaro

Molho tártaro caseiro e simples

O molho tártaro é um dos molhos à base de maionese mais clássicos que existe. A receita que ensino aqui é a básica, muitos gostam de acrescentar cenoura e salsão em cubos e incrementar com especiarias. Fica a seu gosto. Confira o passo a passo:

Ingredientes

– 1 xícara de maionese
– 1 colher de chá de estragão finamente picado
– 1 colher de chá de salsinha finamente picada
– 1 colher de sopa de suco de limão
– 1 colher de sobremesa de picles de pepino picado finamente
– sal e pimenta a gosto

Preparo

Misture todos os ingredientes em uma tigela e deixe assentar os sabores na geladeira por meia hora. Sirva com frituras e peixes.

Papardele bolonhesa

Molho bolonhesa caseiro e sem mistério

Pouca coisa traz tantas memórias afetivas como uma boa macarronada à bolonhesa. Embora haja uma receita clássica registrada na câmara do comércio de Bolonha, praticamente toda família tem a sua receita. Aqui, compartilho com vocês a minha própria versão.

Dica: o molho pode ser congelado e dura até três meses no freezer.

Ingredientes para 4 pessoas

– 400g de papardele
– 300g de carne moída
– 300g de lombo suíno moído
– 1 cebola finamente picada
– 1 cabeça de alho finamente picada
– 1 cenoura finamente picada
– 1 talo de salsão finamente picado
– 1 abobrinha italiana finamente picada
– 2 xícaras de molho de tomate
– sal, pimenta-do-reino e noz-moscada quanto baste
– 1 xícara de folhas de manjericão fresco

Preparo

Em uma panela grande, doure bem as carnes moídas, retire da panela. Refogue na ordem alho, cebola, salsão, cenoura e abobrinha. Devolva a carne, o manjericão e adicione o molho de tomate. Deixe cozinhar em fogo baixo por no mínimo uma hora, mexendo de dez em dez minutos para não queimar o fundo. Se secar demais, adicione água. Cozinhe o papardele em água com sal e retire da panela antes de estar al dente. Finalize seu cozimento no próprio molho. Sirva com queijo ralado.

 

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.