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Site mostra se dados vazados foram usados para emitir empréstimos no seu nome

Plataforma do Banco Central emite relatórios sobre as chaves do PIX, transações em moeda estrangeira e os empréstimos e operações de crédito no nome da pessoa
Legenda: Para emitir os relatórios é preciso entrar no site do Registrato e se cadastrar Foto: Shutterstock

Com o vazamento de dados de mais 2 milhões de brasileiros, muitas pessoas ficaram nervosas e com medo de cair em golpes. Mas o Banco Central disponibiliza uma ferramenta onde é possível checar se os dados pessoais foram usados para abrir uma nova conta ou pedir um empréstimo indesejado.

A plataforma do sistema Registrato existe desde 2014 e é considerada segura pelo órgão regulador brasileiro, conforme o Diário do Nordeste. Nele é possível emitir relatórios das chaves cadastradas no Pix; informações sobre empréstimos e financiamentos no nome da pessoa; lista de instituições financeiras relacionadas ao indivíduo, contando contas e possíveis investimentos; além de dados sobre operações de câmbio e transferências internacionais.

Acessando a plataforma

Para emitir os relatórios é preciso entrar no site do Registrato e se cadastrar.

É possível fazer o registro por um dispositivo móvel (celular ou tablet), pelo internet banking ou por um certificado digital (arquivo que funciona como uma assinatura digital).

Como fazer o registro?

Por celular ou tablet

  1. Abra o aplicativo do Banco
  2. Siga o passo a passo para encontrar a opção “Registrato” e emita um PIN (código de segurança)
  3. Conclua o cadastro no site do Banco central usando o código

Como conseguir o PIN no aplicativo de cada banco? 

  • Banco do Brasil (Acessar: Menu / Serviços / Registrato)
  • Bradesco (Acessar: Registrato)
  • Caixa Econômica (Acessar: Senhas e Configurações / Registrato Banco Central)
  • Itaú (Acessar: Serviços / Registrato Banco Central)
  • Santander (Acessar: APP SANTANDER / Santander ON / Meu momento / Bacen Auto Credenciamento Registrato)
  • Sicoob (Acessar: APP SICOOB / Serviços / Registrato Banco Central)
  • Sicredi (Acessar: Sicredi X/Registrato)

Pelo internet banking

  1. Cadastre-se pelo site do BC
  2. Use a frase de segurança para continuar o cadastro no site do seu banco.
  3. Siga as novas instruções na página do Banco Central

Pelo Certificado digital

  1. Entre no site do BC e escolha a opção “Certificado digital”.
  2. Obtenha a “senha de acesso”
  3. Confirme os dados requisitados por email

Como emitir os relatórios?

Já cadastrado, o site do Registrato oferece opções para emitir relatórios em quatro opções. Será preciso apenas aceitar os termos de operação da plataforma.

Veja as opções: 

  1. Minhas Chaves Pix
  2. Meus Endividamentos (SCR)
  3. Meus Relacionamentos Financeiros (CCS)
  4. Minhas opções de Câmbio

A primeira opção emitirá um relatório com todas as chaves cadastradas no Pix relacionadas ao seu CPF. Já a segunda opção deverá demonstrar todas as opções de crédito e empréstimos emitidos no seu nome. Importante ressaltar que a fatura do cartão de crédito também deverá ser apresentada.

A terceira opção indicará as datas de abertura de conta em bancos, fintechs, corretoras de investimento e outras instituições financeiras. Enquanto a quarta opção emitirá as transações em moedas estrangeiras.

Em caso da identificação de alguma operação suspeita, é importante entrar em contato com a instituição financeira o quanto antes para esclarecer a informação. Em caso de golpes, é recomendável procurar, também, a polícia. E o Banco Central disponibiliza um canal de reclamações no caso do atendimento do banco ou instituição financeira não ser satisfatório.

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