Search
booked.net
Search
Close this search box.

Manaus e municípios do interior recebem distribuição da quarta remessa de vacinas nesta segunda-feira 

Foto: Davis Alberto/Secom

O Governo do Amazonas, por intermédio da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), iniciou na manhã desta segunda-feira (08/02) a distribuição de 36.910 vacinas para os municípios do interior do estado. A quantidade é referente à quarta remessa de imunizantes recebida pelo Estado, na manhã deste domingo (07/02), contendo 96.200 doses da CoronaVac.

A remessa atual, de acordo com nota técnica do Ministério da Saúde, tem como objetivo imunizar todos os profissionais da saúde remanescentes e iniciar a imunização de idosos na faixa de 70 a 74 anos, sem comorbidades.

A enfermeira do Departamento Epidemiológico da FVS, Angela Desirée, explica como os municípios devem proceder para a retirada do imunizante.

“Os municípios verificam quem será o representante, o meio de transporte e o horário, e agendam com 24 horas de antecedência. Quando o representante chega na instituição, ele apresenta um documento do município, autorizando a receber as doses de vacina”.

Coari foi o primeiro município do interior a retirar as doses da quarta remessa. O coordenador de saúde, Pedro de Oliveira Alves, foi o representante do município.

“Cada remessa é sempre muito bem recebida, até porque traz uma esperança para cada servidor que trabalha na área de risco, sabendo que vai ter a possibilidade de não se contaminar”, comemorou o coordenador.

Uma exigência técnica da FVS e do Ministério da Saúde é que o transporte das vacinas seja adequado, sendo observadas as condições de armazenamento e temperatura.

“O único impedimento é caso tenha algum problema com transporte. Ou ele avisa com antecedência ou aqui, quando ele confirma (se houver problema), ele não pode levar”, completa a enfermeira.

Foto: Davis Alberto/Secom

Segurança

A Polícia Militar tem efetuado o patrulhamento, 24 horas por dia, das vacinas. Além de escoltar o transporte do aeroporto para o estoque da FVS, os efetivos militares atuam no transporte do material distribuído, acompanhando representantes de municípios do interior até o aeroporto.

O tenente Fernando Gama é responsável pela área onde as vacinas estão alocadas.

“Fica sempre uma viatura aqui. Caso uma viatura precise sair, a outra vem antes dessa que está aqui sair. Até agora não tivemos nenhuma ocorrência, nenhum intruso. Até porque o patrulhamento é feito 24 horas, não tem espaço para furto ou qualquer tipo de roubo aqui no local”.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.