Search
booked.net
Search
Close this search box.

Delegado Sérgio Fontes será responsável por gerenciar a vacinação em Manaus

O delegado federal e ex-superintendente da PF em Amazonas e Roraima, Sérgio Fontes, será o responsável pelo controle da campanha de vacinação em Manaus e de passar as informações aos órgãos responsáveis. O convite foi feito pelo prefeito de Manaus, David Almeida.

Uma das metas de Sérgio Fontes é a retomada da vacinação nos fins de semana e, se necessário, também no período noturno, segundo determinação do prefeito de Manaus

“O problema não é local, nem vacina. É pessoal. Os vacinadores precisam guardar o descanso semanal. Mas, como estamos em guerra, vamos buscar outros vacinadores para assumirem o posto, ampliando a capacidade de vacinar”, disse Sérgio Fontes.

Nos próximos dias será enviado à Câmara Municipal de Manaus (CMM), o projeto para aprovação da criação da pasta que será comandada pelo delegado, a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (SMSPDS), que responderá pela segurança dos prédios da prefeitura e ônibus da cidade.

O futuro secretário já defendeu que pretende armar a guarda municipal e contratar no horário de folga policiais militares.

Durante a leitura da mensagem governamental na CMM, o prefeito David Almeida ressaltou que a colocação de Sérgio Fontes na nova estrutura ligada à vacinação, não o impedirá de assumir a nova Secretaria Municipal de Defesa Social. “Além dessa questão, o doutor Sérgio Fontes vai assumir também a secretaria de Segurança”, garantiu o prefeito, ao destacar que uma das missões da nova pasta será reformular a Guarda Municipal. “Apenas quatro cidades no Brasil não usam Guarda Municipal armada, e Manaus é uma delas. Nós vamos recriar, nós vamos refazer, a questão da Guarda Municipal, com a Secretaria de Defesa Social”.

 

Vacina

 

Manaus está nos primeiros lugares do ranking nacional de imunização. Segundo dados da última sexta-feira, 6/2, divulgados pelo Consórcio de Veículos de Imprensa, 2,64% da população da cidade já havia recebido a primeira dose da vacina contra a Covid-19.

 

Mais de 115 mil pessoas foram vacinadas no Amazonas, e Manaus lidera os 62 municípios com quase 62 mil doses aplicadas nos nove postos distribuídos pela cidade, até esta segunda-feira, 8/2.

 

Desde o dia 19/1, a Prefeitura de Manaus vem realizando a campanha de imunização com a utilização de dois tipos de vacina: a CoronaVac e a AstraZeneca/Oxford.

 

Comissão

 

Outras medidas para dar transparência às ações do município em prevenção à Covid-19 estão sendo tomadas, como a implementação pelo prefeito David Almeida, da Comissão de Apuração e Fiscalização do Plano de Imunização do Executivo Municipal, por meio do Decreto nº 5.015, de 26 de janeiro de 2021.

 

A medida visou garantir o cumprimento da Nota Informativa nº 05/2021 (Dipre/FVS-AM), que preconiza o direito à vacina na etapa em vigência da campanha, para os trabalhadores de grupos prioritários, e idosos em situações previamente divulgadas conforme o Plano de Imunização.

 

A comissão tem a proposta de dar mais transparência às ações de vacinação contra a Covid-19 na capital. Os integrantes da comissão fazem a auditoria das listas de vacinação elaboradas pelas unidades de saúde, órgãos ou entidades vinculadas e a apuração das irregularidades cometidas por agentes públicos municipais, na execução do plano de imunização, além da apuração de denúncias, do não cumprimento das regras de prioridades e das fases de vacinação.

 

 

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.