Search
booked.net
Search
Close this search box.

Wilson Lima anuncia toque de recolher em Manaus das 19h às 6h

Todas as atividades, exceto serviços essenciais para a vida, também estarão proibidas de abrir. Capital enfrenta colapso no sistema de saúde por conta de novo surto da Covid.

O governador Wilson Lima (PSC) determinou toque de recolher em Manaus entre as 19h e 6h como medida para conter a proliferação da covid-19. Em pronunciamento, nesta quinta-feira, dia 14, ele disse que o Estado está passando pelo momento mais crítico da pandemia do novo coronavírus e chegou ao pior momento com o aumento recorde de internações e com a falta de oxigênio e a situação requer medidas extremas, segundo o governador.

“Vamos ampliar medidas de restrição, são medidas necessárias neste momento, que podem parecer duras visando acima de tudo a proteção da vida. Estamos também decretando fechamento de todas as atividades e pessoal entre 19h e 6h da manhã, menos atividades e transportes de produtos essenciais à vida”, disse Wilson Lima.

O governador não informou quando o decreto entra em vigência e nem por quanto tempo deve permanecer valendo.

Neste caso, farmácias, por exemplo, funcionarão para entrega por delivery, ou seja, por demanda.

Também será suspenso o transporte coletivo de passageiros entre as rodovias e rios, exceto transporte de cargas. “Nós estamos em uma operação de guerra”, disse o governador.

O secretário de Saúde do Amazonas, Marcellus Campêlo, afirmou que a empresa que fornece o oxigênio para as unidades de saúde do Estado está tendo dificuldade para fornecer o produto, pois a quantidade triplicou durante este mês por conta do aumento de casos.

“Está sendo baixado ainda um decreto para autorizar apenas o transporte de cargas essenciais. Essas medidas que estão sendo tomadas são necessárias para preservar a vida da população. Estamos com um comitê funcionando 24 horas por dia para encontrarmos soluções para as pessoas que sofrem com isso”, disse o governador do Amazonas, Wilson Lima.

Ainda segundo governador, o Estado entrou com uma ação na Justiça para que a empresa fornecedora de oxigênio garanta o abastecimento nas unidades de saúde em quantidade suficiente para atender a todos.

Além disso, o governo deve montar um grupo de apoio a familiares de pacientes com Covid-19 transferidos para atendimento médico em outros Estados. Amazonenses internados devem ser transferidos para Goiás, Piauí, Maranhão, Brasília, Paraíba e Rio Grande do Norte.

De acordo com Wilson Lima, dentre as novas medidas de restrição contra a Covid, estão:

  • suspensão do transporte coletivo de passageiros entre rodovias e rios do Estado;
  • fechamento de todas as atividades e circulação de pessoas entre 19h e 6h;
  • farmácias devem funcionar por delivery ou sob demanda;
  • circulação de pessoas só será permitida, entre 19h e 6h, para quem trabalha em áreas estratégicas: saúde, segurança pública, imprensa.

 

 

 

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.