Rafael Marupiara, compositor do Boi Garantido, morreu na noite desta quinta-feira(7) após seu quadro de saúde se agravar no tratamento contra a Covid-19. O artista foi o compositor de toadas de grande sucesso como “Vaqueiro”, “Matawi Kukenã”, “Juma” e”Fera de Fogo”.
Segundo informações, Rafael estava internado, desde o mês de dezembro, em um hospital particular de Manaus. Nesta semana o estado de saúde dele se agravou e precisou ser intubado em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Rafael Marupiara lançou mais de 20 toadas pelo Garantido, onde atuou como compositor por quase 12 anos.
Além de Rafael, outros artistas do Boi Garantido também testaram positivo para Covid-19, entre eles: os levantadores de toada David Assayag e Márcia Siqueira, os compositores Enéas Dias e Rubens Alves, e a coordenadora de vocais, Roci Mendonça.
Em mais de 10 anos de carreira, Rafael Marupiara é autor de toadas consagradas do Boi Garantido, como “Matawi-Kukenan”, “Apocalipse Yanomami”, “O Vaqueiro”, “Fantástica Amazônia” e agora com a toada “Kamarãpi”. O artista vinha preparando novas obras para a temporada de 2021.
Além de compositor, ele também atua como professor de Geografia, sendo formado pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam).
* Com informações do Portal do Holanda, Portal Tucumã e D24am