Manaus, terça-feira 30 de dezembro de 2025
Pesquisar

booked.net

‘Uma obra muito necessária’, diz Arthur Neto, ao entregar plataforma Norte do novo T1

O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, entregou nessa quinta-feira, 31/12, último dia de seu terceiro mandato à frente do Executivo municipal, a plataforma Norte do novo Terminal de integração José Fernandes (T1), na avenida Constantino Nery, que está sendo completamente reconstruído. “Foi uma corrida contra o tempo, mas era uma obra muito necessária”, destacou o prefeito, que também ainda encontrou tempo para declarar concluído o recapeamento de uma via na zona Sul.

“A parte norte está toda feita e entregue, tem as catracas e todos os últimos detalhes. Em vez de meramente expandir a avenida, como fui aconselhado, decidi apostar em um novo terminal e, infelizmente, o tempo não permitiu a conclusão de tudo”, comentou Arthur. “Estou deixando dinheiro em caixa, para que as obras que, porventura, não foram terminadas, estejam nas mãos do próximo prefeito e ele possa dar continuidade. Irei deixá-lo bastante tranquilo para seu começo de governo”, destacou.

O novo terminal é uma das diversas obras para melhorar a mobilidade urbana da cidade e dará mais fluidez ao trânsito e ao transporte coletivo. O T1 integra o pacote de obras de mobilidade urbana, que é composto pelas Estações de Transferências já entregues como E1 (São Jorge), E2 (Santos Dumont), E3 (Arena) e E4 (Parque das Nações).

“É uma obra que todo mundo em Manaus queria que saísse e nós precisamos conversar muito, indenizar ambulantes que trabalhavam no local. Precisamos arranjar colocação para eles em feiras e mercados, para que tivessem onde trabalhar e ficassem confortáveis, talvez até melhor do que estavam aqui”, comentou Arthur Neto.

 

O pacote também conta com as reformas dos Terminais de Integração 3 (Cidade Nova), 4 (Jorge Teixeira) e 5 (São José), além das Estações de Embarque e Desembarque de Passageiros (Plataformas) ao longo dos corredores das avenidas Constantino Nery, Torquato e Tapajós e Max Teixeira.

 

Homenageado

Homenageado com o nome do terminal, José Fernandes formou-se em economia pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), e ascendeu na carreira política nos anos 70. Foi assessor financeiro e, posteriormente, diretor-geral do extinto Departamento Estadual de Estradas e Rodagem (DER), diretor da Comissão de Construção da Rodovia BR-319, no período de 1971 a 1973, e secretário dos Transportes, de 1975 a 1979. Licenciou-se do mandato de deputado federal na Legislatura 1979-1983, para assumir a Prefeitura de Manaus, de 1979 a 1982.

“Nomeei esse terminal em uma homenagem ao deputado falecido por Covid-19, José Fernandes, foi meu colega deputado federal, e ex-prefeito de Manaus, consultor na minha primeira prefeitura, e eu fico muito feliz por estar homenageando esse grande homem”, comentou o prefeito Arthur Neto.

 

Recapeamento

Ainda na área de infraestrutura, outra obra voltada à mobilidade urbana foi entregue pelo prefeito Arthur Virgílio Neto neste último dia de mandato, o recapeamento da rua Piracanjuba, no conjunto Duque de Caxias, no bairro Flores, na zona Centro-Sul. “Esse é o último asfalto que derramo em Manaus e nunca vou me esquecer, porque essa é uma das marcas do meu governo”, afirmou o prefeito.

Nos últimos dois anos, a Prefeitura de Manaus recapeou centenas de vias, em todas as zonas da cidade, por meio do Programa de Requalificação Viária e Urbana de Manaus, o Requalifica. “A gente deu o maior banho de asfalto que a cidade jamais viu em toda sua história”, finalizou Arthur Neto.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.