Tendas externas de triagem foram novamente instaladas nos hospitais e prontos-socorros 28 de Agosto e Platão Araújo a partir desta semana em Manaus. O recurso foi usado e bem-sucedido no pico da pandemia para atender pacientes com sintomas respiratórios, por isso, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) está se antecipando na instalação da estrutura, para futuras necessidades.
De acordo com Josiani do Nascimento, coordenadora do Gabinete de Resposta Rápida da Secretaria de Saúde, as estruturas agilizarão o atendimento com a triagem na porta de entrada das unidades de urgência e emergência.
“As tendas têm o objetivo de ajudar na segregação dos pacientes de Síndrome Respiratória Aguda Grave. Isso inclui Covid-19, todas as SRAGs específicas e não específicas. Atender, fazer uma triagem de forma ordenada e também garantir a segurança desses pacientes, porque é uma tenda aberta, vai ter um conforto para atendimento melhor desses pacientes”, diz Josiani.
Para o atendimento da população, uma equipe multiprofissional, com assistentes sociais, psicólogos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, dará apoio nas tendas.
Os profissionais serão disponibilizados pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), Secretaria Municipal de Saúde (Semsa-Manaus) e Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), além da SES-AM.
Durante o pico da pandemia, a implantação das estruturas gerou avanços na identificação de pacientes que se enquadravam nos sintomas de Covid e seu encaminhamento, quando necessário, para internação, diminuindo inclusive exposições ao vírus.
* Com informações do Portal Caboco e Amazonas Atual