A direção da Unimed Manaus organizou um plano de contingência institucional para atender seus usuários diagnosticados com Covid-19. Entre as ações, foi estruturada uma ala do Hospital e Maternidade localizada no complexo hospitalar da Constantino Nery, zona centro-sul da capital, com atendimento exclusivo a esses pacientes.
De acordo com a diretora técnica da Unimed Manaus, Lucilaide Santos, diante do aumento dos casos de internação de pacientes com a Covid-19, o hospital decidiu suspender, temporariamente, o atendimento particular para priorizar os usuários do Sistema Unimed (Unimed Manaus, Fama, CNU e Unimed Seguros).
Lucilaide Santos explica que para enfrentar o novo coronavírus foi instituído o “Comitê do Enfrentamento do Covid-19” para planejar e coordenar as ações implementadas. Entre as medidas, foi estabelecido um fluxo específico e padronizado na emergência para casos suspeitos.
Foram adquiridos novos equipamentos, tanto para atender os casos de Covid-19 quanto para os pacientes com outras patologias que necessitam de UTI.
Os protocolos de atendimento foram reestruturados para atender as vítimas da Covid-19, para as quais foi montada uma estrutura específica com equipamentos e pessoal especializado. Também foi elaborado um fluxo assistencial, pensado para estar distante das demais alas de internação, visando com isso, diminuir o impacto da transmissão cruzada.
No Pronto Atendimento, foi separado um espaço para recepcionar os pacientes que chegam a unidade hospitalar apresentando sintomas de contaminação pelo novo coronavírus.