Search
booked.net
Search
Close this search box.

Mesmo com decreto estadual, festas com aglomerações são liberadas em Tefé (AM)

*Da Redação  – Dia a Dia On-line

No município de Tefé, distante a 522 quilômetros de Manaus, festas com aglomeração de pessoas estão sendo realizadas e permitidas pela Prefeitura Municipal. Vídeos, enviados ao Dia a Dia On-line, mostram uma grande aglomeração de pessoas no evento Baile do Japa, que ocorreu nos últimos dias na cidade. Festa de Réveillon e Tira Resseca, dois grandes eventos que acontecem neste sábado, dia 26, e dia 31 dezembro, respectivamente, também vêm sendo amplamente divulgados na cidade.

Em meio à pandemia do novo coronavírus, o vídeo mostra centenas de pessoas aglomeradas em festa, que, de acordo com o morador, o evento reuniu mais de 5 mil pessoas.

Segundo relatos do denunciante, que não quis se identificar, a situação do município de Tefé se encontra crítica. Ele afirmou ainda que tanto a saúde quanto a segurança pública estão um caos, sem policiamento e sem medicamentos para tratamento da Covid-19.

Em entrevista ao Dia a Dia, o prefeito de Tefé, Normando Bessa de Sá (PP), disse que a situação na cidade está normalizada sem grandes alterações nos registros dos hospitais. Ele disse que teve conhecimento das últimas festas, com aglomerações, e sobre os eventos que estão sendo divulgados, ele buscará tomar providências.

“A situação em Tefé está equilibrada, poucos internados, poucos casos e estamos conduzindo bem”, declarou, acrescentado que a prefeitura foi a primeira no Estado a declarar lockdown, no entanto, e a pedir que a população tomasse as medidas necessárias para conter o avanço da covid-19. “Vivemos uma situação que é de enxugar gelo. As festas clandestinas bombam e não é só em Tefé. Infelizmente, lidar com pessoas não é fácil. A gente pede para as pessoas ficarem em casa, que evitem aglomerações, usem álcool em gel, máscaras, mas elas não fazem. É uma população que não está nem aí”.

Segundo ele, a própria campanha eleitoral contribuiu para o avanço da doença no Amazonas. “A campanha contribuiu muito. Teve aglomerações para todo lado e agora parece que querem culpar a gente. No interior, quase não temos fiscais e a polícia também, então para fiscalizarmos é muito difícil quando você tem uma população que não tem consciência, que não se deu conta da gravidade”, desabafou.

O município de Tefé possui 61.453 habitantes, e já teve mais de 4.918 casos de Covid-19 e 105 mortes, conforme boletim da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) divulgado até ontem, dia 25.

Decreto estadual

O Governo do Amazonas publicou decreto dispondo sobre o funcionamento dos órgãos e entidades da administração direta e indireta do Poder Executivo Estadual, no período de 26 de dezembro de 2020 a 10 de janeiro de 2021, como medida de enfrentamento da Covid-19.

Para o decreto, foi levado em consideração a necessidade de estabelecer novas medidas sanitárias, propostas pelo Comitê Intersetorial de Combate e Enfrentamento da Covid-19, de modo a garantir a contenção da elevação dos casos, no âmbito do Estado do Amazonas, e a consequente redução dos indicadores técnicos referentes à transmissibilidade do vírus e de internações na rede pública e privada de saúde.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.