Manaus, quinta-feira 5 de novembro de 2026
Pesquisar

booked.net

TSE abre processo contra chapa Lula-Alckmin após ação do Partido Novo

*Da Redação Dia a Dia Notícia

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) abriu, nesta quinta-feira, 05, uma investigação contra a chapa formada por Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Geraldo Alckmin (PSB), reeleitos presidente e vice-presidente em outubro deste ano. A ação foi apresentada pelo Partido Novo, que acusa os integrantes da chapa de suposto abuso de poder político durante o período eleitoral.

A decisão foi tomada pelo corregedor-geral da Justiça Eleitoral, ministro Ricardo Villas Bôas Cueva, que determinou a notificação de Lula e Alckmin para que apresentem defesa no prazo de cinco dias.

Principais questionamentos

O Novo questiona 35 medidas adotadas pelo governo federal ao longo de 2026 e afirma que iniciativas relacionadas a programas sociais e ao setor de combustíveis teriam sido usadas para favorecer a chapa durante a campanha. Segundo a legenda, o conjunto das ações representa um impacto estimado em cerca de R$ 73 bilhões.

O partido pede a cassação dos diplomas de Lula e Alckmin e a declaração de inelegibilidade dos dois por oito anos, caso as acusações sejam comprovadas.

Com a defesa dos investigados, o TSE poderá avaliar a necessidade de novas diligências e provas antes de decidir sobre o caso.

Até o momento, não há conclusão da Justiça Eleitoral sobre a existência de abuso de poder político.

Nota

Os artigos assinados e publicados nesta coluna são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião editorial do Portal Dia a Dia Notícia. O conteúdo opinativo, técnico ou científico apresentado é de responsabilidade exclusiva do colunista.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.