O Pantone Color Institute anunciou nesta quarta-feira (9) as “cores de 2021”. O próximo ano será representado por um tom de cinza chamado Ultimate Gray (cor 17-5104 no catálogo da empresa, #939597 em hexadecimal) e pelo amarelo Illuminating (cor 13-0647 no catálogo Pantone, #F5DF4D em hexadecimal).
A seleção de duas cores para representar um ano é incomum. Esta é a segunda vez que isso acontece desde que a empresa iniciou a tradição em 2000. A primeira foi em 2015, quando as cores escolhidas para representar 2016 foram Rose Quartz (um tom rosado) e Serenity (um tom de azul).
Segundo Laurie Pressman, vice-presidente do Pantone Color Institute, “nenhuma cor individual poderia transmitir o significado deste momento. Todos percebemos que não podemos continuar sozinhos, e temos uma melhor compreensão de como precisamos uns dos outros, de suporte emocional e de esperança”. Por isso a decisão de escolher “duas cores independentes que se complementam”.
As cores de 2021 são “novatas” no catálogo da Pantone, e foram adicionadas no início deste ano. Segundo a empresa, Ultimate Gray é um cinza “neutro”, sólido, que representa sabedoria, inteligência e construção.
A cor também é uma referência ao ano “cinzento” de 2020, marcado por uma pandemia de proporções históricas que mudou nossas vidas de diversas formas. Já o Illuminating é um tom de amarelo que representa a luz do Sol e a esperança de dias melhores. “É uma combinação que nos incentiva a ir adiante”, diz Pressman.
As cores de 2021 foram escolhidas em duas reuniões secretas, com a presença de representantes de grupos de padronização de cores de vários países. A decisão é feita após dois dias de deliberações e palestras, e a escolha está sempre conectada a uma representação do momento pelo qual o mundo está passando.
A vencedora acaba ditando tendências, e será usada ao longo do ano em roupas, carros, utensílios domésticos, publicidade e muito mais.
Introducing the Pantone Color of the Year 2021…
Produced by @artechouse #Pantone #pantone2021 pic.twitter.com/nU8cky9OhI— PANTONE (@pantone) December 9, 2020
Fonte: The New York Times