Manaus, terça-feira 15 de setembro de 2026
Pesquisar

booked.net

Dino pede vista e STF suspende votação sobre casos de Moraes e Mendonça

*Da Redação Dia a Dia Notícia

O Supremo Tribunal Federal (STF) encerrou nesta terça-feira, 15, a sessão que analisava desdobramentos do caso Banco Master envolvendo os ministros Alexandre de Moraes e André Mendonça. O julgamento foi suspenso após o ministro Flávio Dino pedir ‘vista’, uma medida que permite ao ministro mais tempo para analisar o processo antes da retomada da votação. Com isso, a Corte não decidiu se haverá investigação, nem como os procedimentos relacionados aos dois ministros deverão tramitar.

Análise inicial

Os ministros decidiram, por 4 votos a 3, manter separados os procedimentos envolvendo Alexandre de Moraes e André Mendonça.

Durante a votação, Flávio Dino apresentou seu entendimento e, em seguida, pediu vista. No STF, o pedido de vista ocorre quando um ministro solicita mais tempo para analisar os autos antes de uma decisão definitiva. Com a solicitação, a votação é interrompida e o julgamento fica pendente de retomada.

Caso

A discussão está relacionada aos desdobramentos do caso Banco Master. No procedimento envolvendo Moraes, o Supremo avalia a possibilidade de abertura de uma investigação sobre a relação do ministro com Daniel Vorcaro, ligado ao banco.

Já o procedimento envolvendo Mendonça também está relacionado ao caso e à forma como os processos foram conduzidos. Por isso, a Corte precisou primeiro discutir como os dois procedimentos deverão ser analisados.

Os ministros Kassio Nunes Marques e Dias Toffoli não participaram da votação após se declararem impedidos.

Com a suspensão, o STF encerrou a sessão desta terça-feira sem uma decisão definitiva sobre a forma de julgamento dos procedimentos e sem determinar a abertura de investigação contra Moraes.

O caso deverá voltar a ser analisado pela Corte após a devolução do processo por Dino.

Nota

Os artigos assinados e publicados nesta coluna são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião editorial do Portal Dia a Dia Notícia. O conteúdo opinativo, técnico ou científico apresentado é de responsabilidade exclusiva do colunista.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.