*Da Redação Dia a Dia Notícia
O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) iniciou, nesta segunda-feira, 31, o treinamento de 42.860 pessoas que vão atuar nas Eleições 2026 em todo o estado. A capacitação, que segue até 20 de setembro, reúne mesários, presidentes, suplentes e auxiliares de serviços eleitorais, com atividades presenciais e on-line.
As capacitações presenciais acontecem na Associação dos Funcionários Fiscais do Estado do Amazonas (Affeam), no bairro Aleixo, em Manaus, em um sistema de rodízio entre as zonas eleitorais. A programação segue até 20 de setembro, com novas equipes participando das atividades a cada etapa.
A primeira atividade foi realizada pela 37ª Zona Eleitoral e reuniu 54 supervisores. Esses profissionais serão responsáveis por acompanhar as equipes e auxiliar na organização dos trabalhos nas seções eleitorais durante a votação.
Para alcançar as equipes distribuídas pelos 62 municípios do Amazonas, o TRE-AM também utiliza módulos on-line. Os conteúdos seguem orientações padronizadas com base na legislação eleitoral e nos procedimentos que deverão ser adotados durante o pleito.
Segundo o chefe de cartório da 37ª Zona Eleitoral, Frank Ruiz, a preparação dos supervisores é importante para garantir a organização dos trabalhos no dia da eleição.
“Esse treinamento é fundamental para que os supervisores estejam preparados para orientar os mesários e contribuir para que o trabalho seja realizado de forma segura e organizada durante as eleições”, destacou.
Ao todo, 42.860 pessoas serão treinadas pelo TRE-AM para atuar nas Eleições 2026. A combinação entre as atividades presenciais e on-line busca garantir que as equipes de diferentes regiões do estado recebam as mesmas orientações e adotem procedimentos uniformes durante a votação.
*Com informações da assessoria
