*Da Redação Dia a Dia Notícia
As 17 árvores existentes na rua Ferreira Pena, no Centro de Manaus, serão preservadas durante as obras de implantação da primeira Rua Gastronômica da capital. A informação foi divulgada nesta sexta-feira, 07, pela Prefeitura de Manaus, um dia após o lançamento do projeto de requalificação da via.
A arborização será incorporada à nova configuração do espaço, que prevê mudanças na pavimentação, iluminação, acessibilidade e mobiliário urbano. A intervenção faz parte do programa “Nosso Centro”, voltado à revitalização da região central da cidade.
De acordo com o diretor-presidente do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), Antonio Peixoto, nenhuma das árvores será retirada durante a execução das obras.
“As árvores da Ferreira Pena serão mantidas. São 17 árvores e nenhuma será suprimida. Elas fazem parte da paisagem natural e urbanística da rua e favorecem todo o conceito desenvolvido para a ‘Rua Gastronômica’. Muito pelo contrário: queremos cada vez mais árvores em Manaus”, afirmou.
Arborização será integrada ao projeto
Além de manter as árvores existentes, o projeto prevê paisagismo complementar, com instalação de floreiras, bancos e outros elementos de mobiliário urbano.
Segundo o vice-presidente do Implurb e responsável pelo desenvolvimento do projeto, Pedro Paulo Cordeiro, a proposta foi elaborada considerando as características já existentes na Ferreira Pena.
“A Ferreira Pena recebe uma requalificação urbana. Isso significa observar e valorizar tudo o que já existe ali: o patrimônio histórico, as calçadas e, naturalmente, as árvores, que fazem parte dessa ambiência. Nenhuma árvore será retirada”, destacou.
As copas das árvores também devem contribuir para a formação de áreas sombreadas ao longo da via, reduzindo a exposição direta ao sol para pedestres e frequentadores dos estabelecimentos.
O que vai mudar na Ferreira Pena?
A intervenção alcançará aproximadamente 190,71 metros da rua, abrangendo uma área total de 3.841,29 metros quadrados.
Uma das principais mudanças será a implantação de uma plataforma única, eliminando o desnível entre pista e calçadas para ampliar a acessibilidade e priorizar a circulação de pedestres.
O asfalto será substituído por blocos de concreto intertravados, enquanto as calçadas receberão revestimento em pedra quartzito natural, conhecida como pedra São Tomé. O projeto também prevê bancos, lixeiras, floreiras, balizadores e novos postes de iluminação.
Outra mudança será a instalação de iluminação decorativa aérea com luminárias de LED em formato de varal, voltada principalmente à circulação noturna e aos estabelecimentos gastronômicos instalados no trecho.
