Manaus, quarta-feira 29 de julho de 2026
Pesquisar

booked.net

Governo do Amazonas realizará mais de 10 mil consultas em neuropediatria a partir de agosto

*Da Redação Dia a Dia Notícia

O governador Roberto Cidade (UB) anunciou, nesta quarta-feira, 29, a realização de um mutirão com mais de 10 mil consultas em neuropediatria para crianças que aguardam o primeiro atendimento na rede estadual de saúde. A iniciativa, coordenada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), começa no dia 08 de agosto e tem como objetivo reduzir a fila de espera no Sistema de Regulação (Sisreg), agilizar o diagnóstico de crianças neurodivergentes e ampliar o acesso ao tratamento especializado.

Mutirão será realizado aos fins de semana

Os atendimentos ocorrerão aos fins de semana nos três Caics TEA, no Centro de Atenção Integral Juventude TEA e também em municípios do interior do Amazonas.

Foto: Reprodução

Segundo o governador, a ação busca acelerar o diagnóstico e garantir que as crianças iniciem o tratamento especializado em menos tempo.

“Os Caics TEA ficarão à disposição das mães, pais e crianças atípicas também nos fins de semana. Vamos realizar mutirões, como estamos fazendo com cirurgias e consultas em outros hospitais, para acelerar ao máximo esses atendimentos com neuropediatras e diminuir a fila no sistema de regulação”, afirmou Roberto Cidade.

A força-tarefa terá início no Caic TEA Dr. José Contente, na zona Leste de Manaus, com oferta inicial de 200 consultas. As crianças passarão por avaliação médica especializada e, quando necessário, serão encaminhadas para exames complementares e acompanhamento contínuo na rede estadual.

Pacientes serão convocados pelo Sisreg

O atendimento será destinado exclusivamente às crianças previamente agendadas pela Regulação Estadual por meio do Sistema Nacional de Regulação (Sisreg). Os responsáveis serão informados por mensagem enviada via WhatsApp, contendo data, horário e local da consulta. A SES-AM orienta que o recebimento da mensagem seja confirmado para garantir o atendimento.

Foto: Reprodução

O secretário de Estado de Saúde, Luís Alberto Saraiva, destacou que a iniciativa atenderá uma das principais demandas das famílias de crianças neurodivergentes.

“No início de agosto, vamos começar a atender nos fins de semana em todos os Caics TEA e vamos levar neuropediatras para todos os interiores de forma presencial para que aquela mãe que está há um tempo aguardando o laudo da sua criança consiga esse laudo e seja direcionada para o melhor tratamento possível”, afirmou.

Telessaúde amplia atendimento no interior

Além do mutirão em neuropediatria, a SES-AM segue expandindo o programa Saúde AM Digital. Entre os dias 29 e 31 de julho, os municípios de Tonantins e Santo Antônio do Içá recebem um mutirão de teleconsultas em especialidades como cardiologia, dermatologia, ortopedia, ginecologia, neurologia, urologia, nutrição e pediatria.

Durante a ação, Tonantins receberá um equipamento para realização de eletrocardiograma (ECG), permitindo que os exames sejam feitos no próprio município, com emissão de laudos à distância.

A secretaria também ampliou para 19 o número de especialidades disponíveis na plataforma Saúde AM Digital, com a inclusão da infectologia. Atualmente, o serviço está presente nos 62 municípios do Amazonas.

Na sexta-feira, 31, o Governo do Amazonas realizará o pré-lançamento de quatro novas telessalas em Tonantins e Santo Antônio do Içá. Com a ampliação, o estado passará a contar com 123 telessalas em funcionamento, distribuídas em 51 municípios.

Durante o anúncio, o governador também fez um balanço das ações da saúde estadual e destacou o avanço do Programa Opera+ Amazonas. Segundo a SES-AM, já foram realizados 217.195 procedimentos, o equivalente a 63% da meta anual de 342 mil cirurgias eletivas prevista para 2026.

Rede estadual passa por modernização

O Governo do Amazonas também informou que segue investindo na modernização das unidades de saúde da capital.

Entre as obras previstas está a revitalização do SPA São Raimundo, que receberá ampliação da recepção, reorganização dos fluxos assistenciais e adequações às normas de segurança.

Neste mês, foram concluídas as reformas do SPA Danilo Corrêa e do SPA Coroado, além da readequação do ambulatório da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), ampliando a capacidade de atendimento aos pacientes.

Serviço

O mutirão será realizado aos fins de semana nas seguintes unidades:

  • Caic TEA Dr. José Contente – Avenida Autaz Mirim, nº 950, bairro Jorge Teixeira
  • Caic TEA José Moreira – Rua Aracatu, bairro Nova Cidade
  • Caic TEA Afrânio Soares – Avenida Tancredo Neves, s/n, bairro Parque 10 de Novembro
  • Centro de Atenção Integral Juventude TEA – Avenida João Valério, nº 68, bairro São Geraldo

Nota

Os artigos assinados e publicados nesta coluna são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião editorial do Portal Dia a Dia Notícia. O conteúdo opinativo, técnico ou científico apresentado é de responsabilidade exclusiva do colunista.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.