Manaus, terça-feira 14 de julho de 2026
Pesquisar

booked.net

Romaria das Águas parte de Manaus em direção a Parintins (AM) após cerimônia de bênção

Foto: Reprodução/ @otercojovem

*Da Redação Dia a Dia Notícia

A 17ª edição da Romaria das Águas teve início na noite de segunda-feira, 13, em Manaus, com a bênção de envio dos romeiros realizada na Praia da Ponta Negra. A celebração marcou o começo da peregrinação fluvial em direção a Parintins, reunindo fiéis em um momento de fé, oração e manifestações culturais. A programação de abertura contou com apresentações musicais, momentos de espiritualidade, participação de religiosos e a bênção dos romeiros, dando início à viagem pelo rio Amazonas.

Criada em 2009, a Romaria das Águas integra o calendário religioso do estado e une devoção a Nossa Senhora do Carmo com a tradição cultural amazonense.

Nesta terça-feira, 14, a programação continua durante a travessia até Parintins. Os romeiros participam de missas, momentos de oração, procissão da imagem de Nossa Senhora do Carmo pelos espaços da embarcação, apresentações musicais, além de atividades de confraternização e do Terço Mariano.

No período da tarde, a peregrinação chega a Parintins, onde será realizada a tradicional procissão fluvial com a imagem de Nossa Senhora do Carmo, um dos momentos mais aguardados da Romaria. O cortejo contará com a participação das embarcações que acompanham a peregrinação e será seguido por homenagens culturais, apresentações musicais e a bênção de encerramento das atividades.

A Romaria das Águas nasceu em 2009 após uma promessa feita pelo artista Juarez Lima pela recuperação do mestre Jair Mendes e, desde então, reúne milhares de fiéis em um percurso que simboliza fé, devoção e a identidade cultural do Amazonas.

 

Nota

Os artigos assinados e publicados nesta coluna são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião editorial do Portal Dia a Dia Notícia. O conteúdo opinativo, técnico ou científico apresentado é de responsabilidade exclusiva do colunista.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.