Search
booked.net
Search
Close this search box.

Com La Niña, o mês de dezembro em Manaus terá chuvas acima da média

*Da Redação Dia a Dia On-line

A previsão para o mês de dezembro, segundo o Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) é de chuvas acima da média. De acordo com o boletim climático, o volume superior à média de intervalo de 191-225mm normal para a época é devido ao fenômeno climático conhecido como La Niña, que deve influenciar positivamente as chuvas neste período.

Manaus já tem um histórico de maior frequência de chuvas nesse período por conta do chamado inverno Amazônico. Em novembro, por exemplo, era esperado volume de 118-189mm, mas choveu além, a estação meteorológica automática do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou 367,4mm no mês, já a estação meteorológica convencionam do Inmet registrou valores bem acima, 469,6mm.

Ainda de acordo com a Divisão de Meteorologia do Sipam, o inverno Amazônico começou no mês passado (Novembro) e deve seguir até o mês de abril. Com as chuvas mais frequentes, as temperaturas máximas devem ser mais amenas.

La Niña

O fenômeno La Niña ocorre de forma natural e possui características que contrapõem ao El Niño. A La Niña se desenvolve a partir do resfriamento excepcional das águas do Oceano Pacífico.

Ocorrências

Em novembro, a Defesa Civil de Manaus registrou 131 ocorrências por conta das chuvas na capital. Entre os chamados, 21 foram por desabamento de casas, 30 por risco de desabamento e 16 deslizamentos de barrancos. O órgão monitora, por meio de pluviômetros instalados pela cidade, a intensidade das chuvas que podem causar ocorrências, principalmente nas áreas de risco de Manaus.

De acordo com o levantamento realizado pelo Serviço Geológico do Brasil em parceria com a Defesa Civil de Manaus em 2012, Manaus tem 1.400 pontos identificados como área de risco, desses 700 no bairro Mauazinho.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.