*Da Redação Dia a Dia Notícia
O programa Encontro com Patrícia Poeta desta quinta-feira, 30, exibiu uma reportagem especial sobre a Alvorada do Boi Garantido, em Parintins (AM). Com entradas do apresentador Oyama Filho diretamente do Curral Lindolfo Monteverde, na Cidade Garantido, a exibição buscou mostrar um pouco da festa tradicional que ocorre anualmente na madrugada de 1º de maio e antecede o Festival Folclórico de Parintins.
Considerada o “ponta-pé” inicial para o Festival Folclórico onde acontece as disputas entre os dois bois, a Alvorada do Garantido chega aos seus 51 anos de história em 2026. O evento teve início em 1975 e, desde 2018, é reconhecido oficialmente como Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado do Amazonas.
Neste ano, a programação no Curral Lindolfo Monteverde contou com um pré-show de artistas regionais antes da entrada dos itens oficiais. As vozes de Israel Paulain, Sebastião Júnior e David Assayag conduziram o ensaio técnico que serviu de preparação para o grande momento.
Trajeto
Após a festa no Curral, a multidão inicia uma celebração pelas ruas de Parintins, até seu destino final, na Catedral de Nossa Senhora do Carmo, onde o bumbá presta uma homenagem à padroeira da cidade sob os primeiros raios de Sol do dia 1º de maio.
A visibilidade em rede nacional acontece em um momento estratégico. Além de mobilizar o turismo local e antecipar o fluxo de visitantes para o festival no fim de junho, a Alvorada reforça a identidade amazônica para o restante do Brasil.
Neste ano, o evento também foi marcado pela terceira edição da “Alvoradinha”, versão dedicada aos torcedores mirins.
