Manaus, sexta-feira 24 de abril de 2026
Pesquisar

booked.net

Deputado Adail Filho é alvo de inquérito no STF por corrupção e lavagem de dinheiro

Foto: Divulgação

*Da Redação Dia a Dia Notícia

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinou a abertura de inquérito para investigar o deputado federal Adail Filho (MDB) por suspeita de corrupção e lavagem de dinheiro. A decisão atende a um pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) e apura um suposto desvio de verbas e emendas parlamentares no município de Coari, no interior do Amazonas. O caso tem relação com a prisão de três empresários flagrados com R$ 1,2 milhão em dinheiro no aeroporto de Brasília (DF), em maio de 2025.

As investigações da Polícia Federal (PF) apontam que o montante estaria ligado ao parlamentar e ao seu pai, o prefeito do município de Coari (a 450 quilômetros de Manaus), Adail Pinheiro. Há indícios de que o grupo utilizava empresas com contratos públicos e fraudes em licitações para desviar verbas, incluindo emendas parlamentares enviadas ao município entre 2024 e 2025.

Foto: Adail Filho e Adail Pinheiro

Moraes estabeleceu um prazo de 60 dias para que a PF realize as primeiras diligências. O magistrado destacou que a competência do STF se justifica pela relação direta entre as supostas irregularidades e o mandato federal do investigado.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.