*Da Redação Dia a Dia Notícia
O estado de São Paulo concentra a maior parte das notificações da doença de Mpox no país, com 48 casos confirmados e 71 suspeitos até fevereiro, segundo o painel do Núcleo de Informações Estratégicas em Saúde (Nies). Na sequência aparecem Rio de Janeiro (9), Rondônia (4), Bahia (2) e Rio Grande do Sul (1). De acordo com o Ministério da Saúde, também há um caso confirmado no Distrito Federal e outro em Santa Catarina.
Ao todo, em São Paulo, 185 quadros suspeitos foram notificados até esta semana. Destes, 57 já foram descartados. No Rio de Janeiro, de acordo com o Observatório Epidemiológico (EpiRio), houve 20 notificações e, além dos casos já confirmados, outros quatro seguem em investigação.
A capital de Rondônia, a Secretaria Municipal de Saúde somou seis notificações até o momento: duas descartadas e quatro confirmadas. Dois dos pacientes adoeceram em dezembro de 2025 e já receberam alta hospitalar. Os outros dois foram identificados em fevereiro de 2026 e permanecem internados, em estado geral estável e sob isolamento.
Na Bahia, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) informou, em nota, que sete suspeitas foram notificadas até agora, das quais três foram descartadas. Um dos casos baianos confirmados foi registrado em Vitória da Conquista, no sul do estado. O outro, considerado importado, foi notificado esta semana em Salvador, mas refere-se a um paciente de Osasco. Outros dois seguem em investigação.
