*Da Redação Dia a Dia Notícia
Celebrado de maneira informal em 16 de fevereiro, o Dia do Repórter homenageia os profissionais responsáveis por apurar, investigar e transmitir informações de interesse da sociedade. A data reafirma a importância do trabalho jornalístico na construção da cidadania, na fiscalização de autoridades, no fortalecimento da democracia e na garantia do acesso da população aos fatos relevantes do cotidiano.
O repórter é considerado uma das “peças” centrais do jornalismo. É ele quem está nas ruas, nos bastidores e em meio aos diversos tipos de acontecimentos para coletar informações, ouvir diferentes fontes, checar os dados e transformar fatos em notícias de maneira acessível aos diversos tipos de público. Em um cenário de mudanças rápidas na comunicação, o trabalho desses profissionais segue sendo essencial.
A atividade do repórter exige responsabilidade, ética e compromisso com a verdade, além de preparo técnico para lidar com situações que podem variar entre coberturas factuais, culturais e grandes crises sociais. A atuação desses profissionais contribui diretamente para o funcionamento da democracia, já que o jornalismo ajuda a informar a população e a ampliar os debates públicos.
Mais do que celebrar uma profissão, o ‘Dia do Repórter’ destaca o compromisso com a informação e com o direito da sociedade de ser informada.
