Manaus, sábado 14 de fevereiro de 2026
Pesquisar

booked.net

CMA anuncia que braço do IME em Manaus ofertará cursos em julho

*Da Redação Dia a Dia Notícia 

O Instituto de Pesquisas do Exército na Amazônia (Ipeam), braço do renomado Instituto Militar de Engenharia (IME), vai entrar em funcionamento em julho, com as primeiras turmas de mestrado, doutorado e pós-doutorado em inteligência artificial, tecnologias quânticas e biotecnologia. O anúncio foi feito nesta sexta-feira, 13, pelo comandante militar da Amazônia, general de Exército Luiz Gonzaga Viana Filho, ao anunciar ações da Força para este ano.

A instituição está na fase de recebimento de equipamentos e mobiliário e inicialmente vai funcionar de forma provisória nas dependências do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), na avenida do Turismo, bairro Tarumã, informou o comandante.

Uma sede própria, com toda a estrutura de operação será construída para posteriormente abrigar os cursos de graduação, já numa segunda fase da implantação, informou o general Viana Filho, ao destacar que a instituição será um elo entre a academia e o Exército e de outros centros de pesquisa, além de um polo de desenvolvimento de tecnologia na Região Amazônica e desenvolver pesquisas em inteligência artificial, cibersegurança e geointeligência para mapeamento ambiental e proteção da Amazônia.

Inicialmente, o Ipeam deverá ofertar entre 20 e 40 vagas e contará com professores deslocados do IME e de outras instituições que têm parceria com o renomado instituto, um dos mais concorridos do País e que ajuda a formar parte do oficialato, além de recursos humanos qualificados em diversos segmentos tecnológicos.

De acordo o comandante, o Ipeam vai contribuir para o desenvolvimento regional com as parcerias institucionais com universidades e centros de pesquisa e aproveitar as potencialidades locais, ao citar o Polo Industrial de Manaus.

“O Ipeam vai contribuir para desenvolvimento de uma forma geral”, ao citar, como exemplo, os impactos positivos para toda a sociedade que resultam da implantação das unidades da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) em todos os municípios.

Inaugurado em novembro do ano passado, o Ipeam é uma iniciativa do Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT) do CMA, vinculada a Diretoria de Serviço Geográfico e ao 4º Centro de Geoinformação do Exército.

Em janeiro, o Ipeam formalizou um acordo com o IME para que a instituição desse continuidade à sua implantação em Manaus, com investimentos iniciais orçados, até agora, em R$ 150 milhões, de acordo com a Força.

 

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.