Com a retificação, o salário do cargo de enfermeiro passou de R$ 4.318,18, com jornada de 40 horas semanais e 13 plantões de 12 horas, para R$ 4.700, com carga de 30 horas semanais e 10 plantões mensais de 12 horas. Também houve ampliação das vagas para a função, que aumentaram de 20 para 26, sendo 21 para ampla concorrência e 5 destinadas a pessoas com deficiência. Com isso, o total geral do processo seletivo subiu de 265 para 271 vagas, sendo 221 de ampla concorrência e 50 para PcD.
A retificação está disponível no site oficial da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam). Segundo a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), a mudança busca garantir igualdade entre as categorias de nível superior e justiça remuneratória dentro do processo seletivo.
Para acessar o edital retificado clique aqui.
Inicialmente, os valores previstos atendiam ao Piso Nacional da Enfermagem, estabelecido pela Lei nº 14.434/2022, que considera jornada integral de 44 horas semanais. Conforme entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF), quando a carga horária é menor que 44 horas, o piso deve ser pago proporcionalmente. Assim, o edital original estava dentro da legalidade, mas gerou diferença em relação aos demais cargos, situação que agora foi corrigida com a equiparação.
O processo seletivo segue com inscrições abertas até esta sexta-feira, 13 de fevereiro, para contratação temporária e formação de cadastro reserva. As vagas contemplam cargos de nível superior como assistente social, enfermeiro, farmacêutico, fonoaudiólogo, psicólogo e terapeuta ocupacional, além de técnicos de enfermagem, hemoterapia e assistentes administrativos.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pelo site da Hemoam (www.hemoam.am.gov.br) entre os dias 10 e 13 de fevereiro de 2026, da 0h às 23h59 (horário de Manaus), mediante preenchimento do formulário e envio dos documentos exigidos em PDF.