*Da Redação Dia a Dia Notícia
Uma granada foi encontrada com um preso dentro da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), na tarde dessa terça-feira, 10, no bairro Jorge Teixeira, zona Leste de Manaus. O artefato levou ao acionamento do Grupo Marte, uma tropa policial especializada em ocorrências com explosivos, causando o isolamento da área. Não houve registro de feridos.
O caso mobilizou forças de segurança e equipes de emergência após a confirmação de que o artefato explosivo estava sob posse direta de um detento dentro da unidade policial. Assim que o objeto foi identificado, protocolos de segurança foram acionados, incluindo o isolamento imediato das dependências da delegacia e a mobilização do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), para suporte preventivo à ocorrência.
Equipes do Grupo Marte, especializado no manejo e neutralização de explosivos, realizaram os procedimentos técnicos necessários para retirada e desarme do material, garantindo a segurança de servidores, custodiados e demais pessoas que estavam no prédio no momento do incidente. A operação foi concluída sem registro de feridos.
De acordo com autoridades policiais, as circunstâncias sobre como a granada chegou às mãos do preso ainda são alvo de investigação, assim como a possível origem do artefato e eventuais falhas no fluxo de segurança que permitiram a entrada do explosivo na unidade.
Até o momento, não há confirmação sobre possíveis responsabilizações administrativas ou criminais relacionadas ao ingresso do artefato na delegacia. A Polícia Civil deve divulgar novos detalhes após a conclusão das análises técnicas e do avanço das investigações sobre o caso
