Manaus, segunda-feira 9 de fevereiro de 2026
Pesquisar

booked.net

Apesar de escândalos e investigações, David Almeida insiste em discurso de “gestão limpa” na CMM

Foto: Reprodução/CMM

*Especial da Redação Dia a Dia Notícia 

Na leitura da mensagem governamental que marcou a abertura dos trabalhos legislativos de 2026 na Câmara Municipal de Manaus (CMM), nesta segunda-feira, 09, o prefeito David Almeida (Avante) voltou a sustentar o discurso de que comanda uma “gestão sem escândalos” e marcada pela “lisura” no uso dos recursos públicos. A fala contrasta com uma série de episódios polêmicos e apurações envolvendo a atual administração municipal.

No pronunciamento, David Almeida evitou tratar sobre eleições, possíveis candidaturas ou novos projetos políticos, mesmo após o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, ter afirmado publicamente que o prefeito seria candidato e contaria com o apoio da sigla. O chefe do Executivo municipal concentrou o discurso em um balanço da gestão e na defesa do modelo administrativo adotado desde que assumiu a Prefeitura de Manaus.

Chegamos em 2026 com mais de 95% dos contratos da prefeitura licitados, concorrência pública, pregão eletrônico aberto para todo mundo ver. Não tivemos uma licitação questionada, não temos uma acusação de direcionamento ou algo desse sentido aos processos licitatórios, devido à lisura de toda a equipe. Isso chama-se responsabilidade com o recurso público”, afirmou.

Em outro trecho, o prefeito reforçou o argumento de que sua gestão estaria livre de irregularidades. “Uma das coisas que eu mais me orgulho é que em cinco anos nós não temos acusação nenhuma de desvio, de operações de controle, de Polícia Federal. Somos uma gestão limpa. Eu ando de cabeça erguida pelo trabalho que nós fazemos”, disse, sob aplausos no plenário.

A narrativa apresentada pelo prefeito, no entanto, desconsidera uma série de episódios que marcaram negativamente sua administração e que ainda são alvo de questionamentos por órgãos de controle, imprensa e oposição. Entre eles, a viagem ao Caribe, cujas despesas do prefeito e da primeira-dama, Izabelle Fontenelle, são apuradas sob suspeita de terem sido custeadas por empresários com contratos milionários junto à Prefeitura de Manaus.

Também pesam sobre a gestão denúncias envolvendo contratos com familiares, pagamentos feitos a Lidiane Oliveira Fontenelle, sogra do prefeito, por empresa contratada pelo município, além de empréstimos realizados pela prefeitura sem a devida prestação de contas detalhada. Outro episódio que gerou repercussão foi a apreensão de dinheiro em espécie na Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom), fato que levantou questionamentos sobre os procedimentos administrativos adotados pelo Executivo.

No plenário da CMM, David Almeida voltou a prometer a construção do primeiro hospital municipal da capital amazonense, compromisso reiterado ao longo dos últimos anos, mas que ainda não saiu do papel. O prefeito também exaltou indicadores da administração e afirmou que sua gestão vive o “melhor momento da história” em áreas como educação, saúde e infraestrutura.

Vocês apoiam a gestão que colocou a cidade de Manaus no melhor momento da história da educação, na saúde, na criação de vagas em creche. A gestão que mais asfaltou a cidade, que investiu no transporte coletivo. A gestão que não tem escândalos, que economizou mais de R$ 2 bilhões em licitações. Uma gestão que tem aprovação popular da cidade de Manaus. A eleição de 2024 confirma todo o nosso trabalho”, declarou.

Presenças e ausências

David Almeida chegou ao plenário acompanhado do senador Eduardo Braga (MDB), a quem definiu como “um dos senadores mais influentes da República”, e do vice-prefeito Renato Júnior. O deputado estadual Abdala Fraxe (Avante) representou a Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM).

Durante os cumprimentos iniciais, o prefeito citou a esposa Izabelle Fontenelle, a filha Aryel Almeida e o irmão Daniel Almeida. Chamou atenção, no entanto, a ausência de menção ao vice-governador do Amazonas, Tadeu de Souza, e à irmã Dulce Almeida.

Ao final, o discurso reforçou a estratégia de David Almeida de sustentar publicamente a imagem de gestor técnico, eficiente e sem envolvimento em escândalos, apesar de um histórico recente marcado por controvérsias que seguem no radar dos órgãos de fiscalização e do debate político local.

Leia mais: Relembre os maiores escândalos da gestão de David Almeida na Prefeitura de Manaus 

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.