*Lucas dos Santos – Especial para Dia a Dia Notícia
O governador Wilson Lima (União) e o vice-governador Tadeu de Souza (Avante) apareceram juntos em uma agenda pública nessa quinta-feira (30) após ficarem bastante tempo sem realizar encontros conjuntos. A aproximação é vista como um sinal para 2026, já que Wilson Lima, caso queira se candidatar ao Senado, precisa deixar o governo em abril e dar lugar a Tadeu de Souza.
O primeiro encontro do dia aconteceu na Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam), no qual o governador Wilson Lima anunciou 15 editais de R$ 81 milhões para investimentos em ciência, tecnologia e inovação no estado. Na sequência, os dois participaram de uma formatura na Fundação Matias Machline.
Tanto o governador quanto o vice-governador publicaram amplamente que estariam juntos nos eventos. Nas redes sociais, Tadeu de Souza publicou uma foto sorridente ao lado de Wilson Lima. Em seu próprio perfil, Lima postou vídeos e vídeos junto do colega de chapa.
A reunião após bastante tempo separados movimentou os bastidores da política, já que faltam menos de 60 dias para que Wilson Lima decida se vai concorrer ao Senado e deixar Tadeu de Souza na cadeira de governador. O suposto afastamento entre os dois gerou temor em aliados de Wilson Lima de que o vice-governador colocasse à máquina do estado à dispor do prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), cotado para disputar o governo estadual.
Com o apoio da prefeitura, que ficaria nas mãos do vice-prefeito Renato Júnior (Avante), e contando com a parceria de Tadeu de Souza, David Almeida conseguiria força para bater de frente com o senador Omar Aziz (PSD), pré-candidato ao governo com muita capilaridade no interior do Amazonas.
Além disso, a chapa de senador de David Almeida também descartaria Wilson Lima, já que o secretário Marcos Rotta é pré-candidato ao cargo, dessa vez pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT), que ingressou na base de apoio do prefeito de Manaus com a filiação de Rotta e do secretário Sabá Reis, que presidirá a sigla.
A reaproximação pública de Wilson Lima e Tadeu de Souza, bem como a decisão do governador em tornar público se concorrerá ou não ao Senado, trava as articulações de David Almeida, já que neste momento, Wilson Lima é a principal figura política nas eleições deste ano.
Ver essa foto no Instagram
