Manaus, sexta-feira 30 de janeiro de 2026
Pesquisar

booked.net

Tainá Marrirú faz história e será primeira candidata indígena ao Miss Brasil Mundo 2026

Foto: Reprodução/Redes Sociais

*Da Redação Dia a Dia Notícia 

O Miss Brasil Mundo 2026 entra para a história ao receber, pela primeira vez, uma representante indígena na competição nacional. Tainá Marrirú, do povo Karajá e natural da Aldeia de Santa Isabel do Morro, na Ilha do Bananal no município de Tocantins, leva para o palco do concurso uma trajetória que une ancestralidade, ciência e esporte. Formada em Educação Física, ela atua como pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e também se destaca como atleta e treinadora de vôlei.

A atual Miss Tocantins construiu sua trajetória nos concursos de beleza desde os 16 anos. Em 2019, ela representou o Brasil no Miss Teen Mesoamérica Internacional, competição realizada no exterior, onde conquistou o terceiro lugar, ampliando sua visibilidade no cenário internacional.

Ao longo do caminho, a miss relata ter enfrentado diferentes episódios de discriminação, sobretudo relacionados à afirmação de sua identidade. Segundo ela, essas experiências marcaram sua formação pessoal e reforçaram a importância da representatividade nos espaços de visibilidade. “Preconceito é duro, mas a gente precisa lembrar, o tempo todo, que não somos vítimas dessas histórias. Somos protagonistas da nossa própria trajetória”, afirmou.

Além da atuação nos concursos, Tainá Marrirú desenvolve pesquisas na área de prevenção ao suicídio indígena com foco na utilização da Educação Física como instrumento de promoção da saúde mental. A partir desses estudos, ela idealizou o ‘Projeto Ahãdu’, iniciativa voltada ao cuidado físico e emocional de crianças indígenas, que integra práticas esportivas, fortalecimento da identidade cultural e ações de bem-estar.

O Miss Brasil Mundo 2026 será realizado entre os dias 28 e 31 de janeiro, em Brasília, e reunirá candidatas de todo o país em uma programação que alia beleza, engajamento social e projetos de impacto comunitário.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.