*Da Redação Dia a Dia Notícia
O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) alerta à população sobre um novo golpe envolvendo sites falsos para a inscrição no projeto CNH Social, realizado desde 2021 e que é gratuito. Na prática, golpistas criam links de sites falsos direcionando usuários para realizar pagamentos indevidos.
De acordo com o Detran-AM, ao acessar os sites falsos, os usuários são direcionados a um suposto chat automático, no qual são solicitadas informações pessoais e a escolha de serviços. Após o preenchimento dos dados, os golpistas geram um código Pix e exigem pagamento, para dar continuidade ao falso cadastro.
O órgão reforça que o endereço oficial do projeto é detrancidadao.am.gov.br e que não há cobrança de qualquer valor, independentemente da categoria da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) escolhida. O diretor-presidente do Detran-AM, David Fernandes, orienta a população a não clicar em links desconhecidos e a buscar esclarecimentos apenas pelos canais oficiais do órgão ou presencialmente nas unidades de atendimento.

O Detran-AM também esclarece a diferença entre a CNH Social e a CNH do Brasil. Enquanto a CNH do Brasil foi lançada em dezembro de 2025 com o objetivo de reduzir custos para a obtenção da habilitação, a CNH Social integra o programa Detran Cidadão e garante a emissão gratuita do documento para a população de baixa renda no Amazonas desde 2021.
