Manaus, terça-feira 20 de janeiro de 2026
Pesquisar

booked.net

Ministério da Saúde aperfeiçoa monitoramento da saúde de crianças indígenas

Foto: João Risi/MS

*Da Redação Dia a Dia Notícia 

O Ministério da Saúde desenvolveu, por meio da Secretaria de Saúde Indígena (Sesai), o primeiro módulo de Monitoramento do Desenvolvimento na Infância dentro do Sistema de Atenção à Saúde Indígena (Siasi). A ferramenta vai permitir o acompanhamento integral de crianças indígenas de 0 a 10 anos, com registro dos marcos de desenvolvimento, identificação precoce de agravos e apoio às equipes de saúde na promoção e proteção da infância indígena.

“Com esse módulo inédito, teremos avanços significativos no acompanhamento pediátrico integral dessas crianças e poderemos registrar de forma sistemática os marcos do desenvolvimento. Isso permitirá a identificação precoce de agravos e de doenças prevalentes na infância”, destaca a diretora do Departamento de Atenção Primária à Saúde Indígena, Putira Sacuena.

Até então, o rastreio do desenvolvimento infantil não contava com um campo específico no Sistema de Informação da Atenção à Saúde Indígena (Siasi), o que dificultava a padronização dos registros e a análise dos dados. Com a nova ferramenta, será possível realizar a supervisão integral de crianças de 0 a 10 anos.

O módulo servirá como um instrumento essencial de apoio às equipes multidisciplinares na organização da puericultura, na avaliação dos marcos do desenvolvimento neuropsicomotor, no acesso à triagem neonatal, no rastreio de sinais de risco para o transtorno do espectro autista (TEA) e na identificação de situações de vulnerabilidade, incluindo suspeitas de violência. A iniciativa também fortalecerá a articulação entre a atenção primária, a vigilância em saúde e o diálogo com especialistas das medicinas indígenas.

O lançamento oficial do módulo de Monitoramento do Desenvolvimento na Infância Indígena no Sistema de Informação da Atenção à Saúde Indígena (Siasi) aconteceu nessa segunda-feira, 19, às 15h, no auditório Emílio Ribas da sede do Ministério da Saúde. O evento contará com transmissão pelo YouTube da Sesai. Participam da atividade representantes dos 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI).

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.