*Da Redação Dia a Dia Notícia
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comemorou nesta sexta-feira, 09, a aprovação do acordo entre o Mercosul e a União Europeia pelos países do bloco europeu. Após mais de 25 anos de negociações, a decisão positiva abre caminho para a assinatura do tratado, considerado por Lula um marco histórico para o multilateralismo.
Segundo o presidente, a cooperação trará benefícios aos países dos dois blocos ao ampliar oportunidades de de exportações, importações e investimentos, simplificando as regras comerciais.
Lula ressaltou que o acordo foi fechado num “cenário internacional de crescente protecionismo e unilateralismo”. O presidente disse ainda que o acordo é resultado do diálogo, da negociação e da aposta na cooperação e na integração entre países.
O que é o Mercosul?
O Mercado Comum do Sul (MERCOSUL) é um processo de integração regional conformado inicialmente pela Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai, Venezuela e Bolívia, que tem como objetivo principal propiciar um espaço comum que gerasse oportunidades comerciais e de investimentos mediante a integração competitiva das economias nacionais ao mercado internacional.
*Com informação do site oficial do Mercosul
