*Da Redação Dia a Dia Notícia
A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), aplicou um reajuste de 24,99% no contrato nº 014/2025, firmado com a Panificadora Barcelona Ltda. para o fornecimento de ovos destinados à merenda escolar, elevando o valor total para R$ 1,5 milhão, conforme publicação no Diário Oficial do Município (DOM) da última terça-feira (30).
O reajuste foi formalizado por meio de termo aditivo ao contrato, conforme consta no processo administrativo nº 2025.18000.19201.0.020876. A alteração contratual prevê mudanças nas cláusulas referentes a preço, pagamento e dotação orçamentária.
De acordo com o documento publicado no DOM, o valor global do aditivo passou a ser de R$ 1.523.585,50. As despesas decorrentes do reajuste serão custeadas com recursos previstos no orçamento da Secretaria Municipal de Educação para o exercício de 2025, ficando o saldo remanescente condicionado ao cronograma de desembolso estabelecido pela pasta.
O termo aditivo tem data de 10 de dezembro de 2025 e é assinado pelo secretário municipal de Educação, Valquindar Ferreira Mar Júnior. A publicação oficial informa ainda que o reajuste segue os parâmetros legais previstos em contrato.
Até o momento, a Prefeitura de Manaus não divulgou detalhes técnicos sobre os critérios utilizados para justificar o reajuste aplicado ao fornecimento do alimento utilizado na merenda escolar da rede municipal de ensino.

