*Da Redação Dia a Dia On-line
No Amazonas, Coari e Lábrea seguem com a totalização dos votos em andamento, segundo o portal ‘Resultados’ do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O Estado aparece com 96,77% das apurações totalizadas. A demora na atualização das informações não altera o resultado das eleições nos municípios, em Coari, onde o atual prefeito Adail Pinheiro Filho (PP) foi reeleito com 59,28% dos votos e, em Lábrea, Gean Barros (MDB) também foi reeleito, com 74,38% dos votos.
Coari aparece com 99,29% dos votos apurados e Lábrea 98,72%. O site foi atualizado há 21 horas, e desde então está sem novas atualizações.
Em coletiva de imprensa transmitida pela internet na noite dessa segunda-feira, dia 16, o presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, falou que o sistema de apuração de totalização de votos recebeu 486 mil conexões por segundo para tentar derrubar o sistema, sem sucesso, mais do que o dobro registrado em 2016. Os ataques massivos foram identificados com origem dos Estados Unidos, Nova Zelândia e do Brasil.
Este ano o resultado das Eleições em todo país foram divulgados com mais de três horas de atraso. Esta foi a primeira vez que o Tribunal Superior Eleitoral optou por centralizar a apuração.
O TSE divulgou que o sistema será aperfeiçoado para a apuração de votos do segundo turno, mas não deve retornar ao modelo anterior.
Eleitores do Amazonas
De acordo com os dados gerais, até a última atualização 2.027.356 eleitores compareceram às urnas para escolher prefeito, vice-prefeito e vereadores, 475.570 eleitores não votaram. O número de abstenções no Estado foi de 19%.